Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Descoberta Precoce

Postado em 17 de outubro de 2019


O câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, reduz a necessidade de tratamentos agressivos e aumenta as chances de cura. Por isso, todas as mulheres, independentemente da idade, devem conhecer seu corpo e fazer o autoexame. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias pacientes.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento, exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos, seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X. Ele identifica as alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas. Esse exame pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama em função do tratamento precoce.

Além da mamografia, outros exames de imagem auxiliam na investigação e na descoberta da doença, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. No entanto, a confirmação diagnóstica é feita apenas por meio de uma biópsia.

  • Categoria: Saúde da mulher
  • Tags:

O que aumenta o risco?

Postado em 10 de outubro de 2019


Como já vimos aqui no blog anteriormente, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para o câncer de mama. No entanto, existem outros fatores que aumentam as chances da doença.

Entre os fatores comportamentais, podemos citar a falta de uma alimentação saudável, o sedentarismo e a exposição frequente a radiações ionizantes. Entre os fatores reprodutivos e hormonais estão a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55, uso de contraceptivos hormonais e ter feito reposição hormonal pós-menopausa são relevantes.

Também é importante levar em consideração os fatores genéticos e hereditários. Histórico familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, e alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, devem acender o sinal de alerta.

A mulher que se identifica com um ou mais desses fatores de risco não terá, necessariamente, a doença, mas tem grandes chances de desenvolvê-la. Por isso, deve estar atenta e manter seus exames preventivos sempre em dia. A Cabergs Seguros reembolsa 100% das despesas dos exames preventivos para as beneficiárias ou dependentes.

  • Categoria: Saúde da mulher
  • Tags:

Fique atento ao Câncer de mama

Postado em 03 de outubro de 2019


O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois somente do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

A prevenção ainda é o melhor caminho no combate à doença. Por isso, a Cabergs cobre 70% das despesas com exames preventivos de suas beneficiárias, além de oferecer uma ampla rede credenciada, relacionada no aplicativo e no site da instituição.

Mas você sabia que existem vários tipos de câncer de mama? Por isso, a doença pode evoluir de diferentes maneiras. Às vezes de forma mais rápida, outras vezes mais lentamente, dependendo das características próprias de cada tumor. No entanto, todos eles têm a mesma origem: a multiplicação desordenada de células da mama, gerando anomalias.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, pelos seguintes sinais e sintomas:
¿ Nódulo fixo e geralmente indolor.
¿ Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
¿ Alterações no bico do peito.
¿ Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
¿ Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Ao notar qualquer um desses sintomas, a paciente deve procurar um médico imediatamente.

É importante que as mulheres observem suas mamas, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. A atenção das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Também é indispensável manter sempre os exames preventivos em dia.

  • Categoria: Saúde da mulher
  • Tags: