Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Alimentação e obesidade

Postado em 11 de janeiro de 2018


A obesidade e o excesso de peso são causados pelo acúmulo de gordura no corpo e podem levar ao desenvolvimento de várias doenças. Quando consumimos mais calorias do que será gasto, o corpo armazena o que não foi utilizado em forma de gordura.

A industrialização de alimentos (ricos em carboidratos e gorduras polissaturadas), o consumo de fast food¿s e o cultivo do sedentarismo, são hábitos presentes na vida contemporânea e que estão intimamente ligados à obesidade.

Por isso, separamos algumas dicas de alimentos que devem estar presentes no seu cardápio diário.

Carboidratos – São extremamente importantes, pois oferecem energia ao corpo. Dê preferência aos integrais.

Proteínas – Opte pelas carnes de menor caloria como patinho, maminha ou coxão mole. Nas carnes brancas, peito de frango e filés de peixe como tilápia e pescada são uma boa opção.

Verduras e legumes – Eles são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Escolha o que mais agrada seu paladar.

Leguminosas – Feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja são bons acompanhamentos nas refeições e lanches.

Sementes – Elas podem ser consumidas in natura ou utilizadas em receita. Chia, gergelim, quinoa, linhaça, girassol são alguns exemplos de sementes.

Gorduras boas– São as chamadas insaturadas, encontradas no azeite de oliva, no abacate e no óleo de coco. As castanhas, nozes, avelã e amêndoas, por exemplo, também são fontes de gorduras boas.

Fique atento aos seus hábitos alimentares. Cuide-se!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Acompanhe o Janeiro Turquesa da Cabergs

Postado em 04 de janeiro de 2018


Neste mês, a Cabergs irá levantar dois dos maiores problemas da saúde pública na atualidade: a obesidade e o sedentarismo. Na campanha Janeiro Turquesa queremos chamar atenção para os efeitos do excesso de peso e de gordura, que já atinge 27 milhões de pessoas só no Brasil, segundo dados do IBGE. O ideal é tratar a obesidade como uma doença crônica, que deve ser prevenida ao longo de toda vida.

Nos últimos anos, os hábitos de vida da população em geral têm contribuído para alavançar o número de pessoas acima do peso. A rotina acelerada, com alto volume de tarefas, é grande responsável pela ingestão exagerada de alimentos industrializados e dos junk food´s, além da falta de atividades físicas.

São várias complicações que podem surgir com a obesidade. Ela está associada ao desenvolvimento de várias doenças como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, câncer e aumento de colesterol. A saúde psicológica também é afetada, pois o excesso de peso diminui a autoestima e pode levar a depressão.

Independente de fatores genéticos, qualquer pessoa pode vir a desenvolver a obesidade. Basta alimentar-se de forma errada, consumindo muita gordura e diminuindo a ingestão de frutas e verduras, e levar uma vida sedentária. Por isso, a prevenção deve ser constante, principalmente nas crianças, que estão em fase fundamental de desenvolvimento do corpo

  • Categoria:
  • Tags:

O começo de um novo ciclo

Postado em 27 de dezembro de 2017


Estamos encerrando o ano de 2017. Um ciclo está acabando e este é o momento ideal de celebrar o que foi conquistado e planejar o que ainda precisa ser feito. Não perca tempo lamentando o que deu errado ou que não se concretizou, foque o pensamento e energia no que ainda precisa ser feito. Deixamos abaixo uma lista de pequenas atitudes que podem tornar seu novo ano incrível.

1 – Para alcançar o novo, mudanças serão necessárias. Não tenha medo delas e as encare como algo positivo.

2 - Não guarde rancor, perdoe as pessoas e a si mesmo. Sentimentos de mágoa apenas prejudicam quem os carrega.

3 - Não tenha medo de sonhar alto e de ir atrás desse sonho. Você só vai obter sucesso se tentar. E algumas vezes será preciso tentar muito.

4 - Pode não parecer, mas o pensamento positivo nos ajuda a não desistir diante de uma adversidade. Quando cultivamos a negatividade, as coisas se tonam mais difíceis. Por isso, mantenha a positividade.

5 – Perdas, derrotas e frustrações irão acontecer durante toda a vida. Elas têm papel importante em nosso crescimento, então aproveite ao máximo os ensinamentos que elas irão lhe passar.

6 – Não se autodeprecie. Valorize-se, explore suas qualidades e cultive o amor próprio.

7 - Repense seus hábitos de saúde e planeje mudanças na sua rotina que melhorem sua alimentação e condição física. Aqui na Cabergs falamos bastante sobre diversos cuidados que devemos ter com nosso corpo, acompanhando nosso blog e página do Facebook você pode encontrar várias referências.

Agora, aproveite as festas, pois ano que vem você tem um longo trabalho a ser feito. Desejamos um feliz ano novo e que suas metas sejam todas alcançadas com sucesso.
Curta a gente no Facebook https://www.facebook.com/cabergssaude/

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: