Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Não descuide da pele nesse verão

Postado em 25 de janeiro de 2017


Quando falamos em pele e verão, a primeira coisa que pensamos é o protetor solar, não é mesmo? Mas a saúde da nossa pele nessa época depende de inúmeros fatores, desde a roupa que usamos até os alimentos que consumimos. Por isso, separamos algumas dicas para manter a pele hidratada e saudável durante os meses mais quentes. Confira:

A saúde também vem de dentro

Calor e suor andam de mãos dadas, é inevitável. E a transpiração excessiva e constante diminuiu a hidratação do corpo e da pele. Por isso, beber água é fundamental. Aproximadamente 70% do nosso corpo é composto por água. Ela é fundamental para o funcionamento do nosso organismo, ajudando a remover toxinas, regulando a temperatura do corpo e auxiliando na absorção dos nutrientes. Ela ajuda, ainda, a regular a lubrificação das articulações, a hidratação dos tecidos, e ajuda no transporte de nutrientes para as células. Não é pouca coisa!

Fique ligado: o recomendado é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, entretanto, essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. É importante atentar para o consumo de refrigerantes, sucos e chás industrializados, pois apesar de conterem água em abundância, eles são ricos em açúcares e aditivos, por isso não são consideradas fontes adequadas de hidratação. Dê preferência para sucos naturais e água pura.

Procure consumir alimentos saudáveis, evitando frituras e industrializados. Quanto mais frutas, verduras e legumes você tiver no seu prato, mais saúde está consumindo. Além disso, frutas como a melancia, melão, abacaxi, maçã e laranja têm em sua composição grandes quantidades de água, e também ajudam na hidratação da pele.

Cheirinho e hidratação

Os creminhos cheirosos que gostamos de usar no inverno, também são super indicados no verão. O ideal é buscar o apoio de um médico dermatologista para saber qual o produto indicado para o seu tipo de pele, evitando os que deixam aspecto de oleosidade e podem causar acnes e espinhas.

A fotoproteção é o ponto essencial

O uso do protetor solar deve fazer parte da rotina e ser usado todos os dias, mesmo os que não envolvem a exposição direta e contínua ao sol. O ideal é que ele seja passado, pelo menos, no rosto e nas partes do corpo expostas, como braços, nuca e pescoço, pés e pernas. Nos dias de praia, piscina, ou atividades físicas, procure passar no corpo todo, com pelo menos 30 minutos de antecedência para que a pele absorva o produto, e repita o processo a cada duas horas, ou menos se ocorrer transpiração excessiva ou se tiver contato com água.

Algo que poucas pessoas se dão conta é de proteger as cicatrizes. Utilize um fator alto de proteção nelas, ou aplique esparadrapo, assim evita-se que ela aumente ou fique escura.

Roupas e acessórios também protegem a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, o uso de chapéus, e roupas de algodão retém cerca de 90% das radiações UV. Já os tecidos sintéticos, como nylon, retêm apenas 30%. O guarda-sol ou gazebo, quando feito de lona ou algodão, também seguram 50% da incidência dos raios solares.

Outro acessório que devemos cuidar é o óculos de sol. Como já falamos aqui no Blog Vida em Equilíbrio (acesse e confira a matéria completa - https://goo.gl/3GegL2) o óculos de lente escura faz com que a pupila se dilate, deixando os raios ultravioletas penetrarem nos olhos, podendo causar catarata e degeneração macular. Por isso, é super importante escolher os que possuam proteção contra a radiação solar, dessa forma, a pele ao redor dos olhos também fica mais protegida.

Cuide-se! 

Cuide-se!

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário