Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Estilo ou proteção?

Postado em 11 de janeiro de 2017


Apesar de ser usado o ano inteiro, o óculos de sol é um acessório que fica em evidência nessa época do ano. As praias, clubes e parques contam com um verdadeiro desfile de formatos, cores e materiais. Mas muito mais que um objeto de enfeite, os óculos são a proteção dos olhos contra os raios solares nocivos, por isso, fique atento ao escolher o seu!

De acordo com a oftalmologista Cristina Mielke, a incidência direta de raios ultravioleta aumenta o risco de desenvolver catarata e degeneração macular, por isso é importante investir em um óculos de sol que possua proteção solar. "Os óculos de lentes escuras fazem com que as nossas pupilas se dilatem, desta forma, todos os raios ultravioletas penetram nos olhos. Quando estamos sem óculos escuros, as pupilas se fecham e protegem os olhos dos raios solares", afirma.

Quem costuma ir à praia já viu que existem dezenas de vendedores ambulantes, que oferecem o produto com um preço atrativo. Como não existe uma maneira de confirmar se o óculos possui fator de proteção, é essencial confiar no fabricante. "Sugiro que os óculos sejam comprados em óticas e que tenham certificado de garantia de que possuem filtro anti UVA e UVB (raios solares)", completa a doutora Cristina.

E as pessoas que usam óculos de grau estão protegidas? Segundo a oftalmologista, os óculos de grau, sem cor, não interferem na dilatação pupilar, ou seja, é mantida a proteção natural. "Além disso, os tratamentos antirreflexo agregam proteção solar aos óculos de grau, assim como os óculos que possuem tratamento para escurecer no sol e clarear na sombra também apresentam este benefício".

Muito mais que estilo, óculos de sol é proteção para os seus olhos. Por isso, tenha cuidado ao comprar o acessório, procure adquirir em uma loja confiável e com garantia. Cuide-se!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário