Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Sua pele requer cuidados o ano inteiro!

Postado em 02 de março de 2016




A campanha de prevenção ao câncer de pele deste ano chegou ao fim. Foram dois meses intensos de divulgação nos canais da Cabergs e ações na sede e no Centro Social, difundindo informações sobre prevenção e alertas aos sintomas.

Apesar de encerrada, a ideia da campanha deve se manter o ano inteiro: prevenção é o melhor caminho contra o câncer de pele. Consulte seu dermatologista pelo menos uma vez ao ano, para conferir a saúde dos sinais. Além disso, realize pelo menos uma vez por mês um autoexame da pele, um método simples que pode ajudar a detectar o câncer de pele. Já falamos sobre esse recurso aqui no Blog - https://goo.gl/VhUO3i. Anotando as datas e a aparência da pele em cada autoexame, você saberá quando aparecer qualquer característica preocupante.

Com a chegada das estações mais frias do ano, as calças e casacos entram em cena. Com a pele menos exposta, os cuidados diários com o maior órgão do nosso corpo ficam meio esquecidos. Entretanto, manter a pele saudável e bonita o ano inteiro não requer tanto esforço, só um pouquinho de dedicação.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica alguns cuidados essenciais com a pele o ano todo:

Higienizar a pele duas vezes ao dia evita o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. Esses resíduos podem causar acnes, cravos e espinhas, por isso é recomendado o uso de sabonetes adequados para cada tipo de pele. A esfoliação da pele também contribui com a saúde do órgão, retirando as células mortas e estimulando a renovação das mesmas.

A hidratação diária colabora para uma pele bonita e saudável, "principalmente no inverno quando a nossa pele fica mais seca", afirma a dermatologista Rosana Nagel. Da mesma forma que os sabonetes, cada tipo de pele exige um tipo de hidratante, e utilizando o mais adequado para a sua pele você evita o ressecamento e envelhecimento precoce. Além de usar cremes, beber água faz parte do processo de hidratação da pele.

Proteção solar é essencial, mesmo com o fim do verão, "em especial para as pessoas que estão em grupos de risco para o câncer de pele", explica Dra. Rosana. Mesmo que o inverno faça você cobrir 90% do corpo, é importante utilizar protetor solar nas partes expostas, como rosto, pescoço e mãos. Para manter o bronzeado em todos os meses do ano, Dra. Rosana conta que os auto bronzeadores podem ser usados sem riscos, "são melhores que o sol", conta.

O tipo de sabonete, hidratante e protetor solar, e a frequência da esfoliação e da aplicação dos produtos pode ser variável. Por isso é importante a consulta com um dermatologista. Além disso, na consulta periódica, o especialista pode vir a indicar outros tratamentos como peelings e esfoliações, limpezas, uso de cremes para manchas e outros procedimentos mais indicados no período do inverno.

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário