Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Uma vida atenta ao sol

Postado em 17 de fevereiro de 2016



Desde o início do verão, a Cabergs, através de ações virtuais e presenciais, vem conscientizando seus beneficiários sobre a importância da fotoproteção. Com o tema "Não queime seu filme nesse verão", a campanha de prevenção ao câncer de pele deste ano alerta, de forma descontraída, sobre os perigos da exposição excessiva ao sol.

No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças. São dados alarmantes. De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 serão registrados 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.

Em 2016, o número estimado de casos novos de câncer de pele não melanoma no país é de 80.850 entre homens e de 94.910 nas mulheres. Segundo a Estimativa 2016 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele não melanoma é o primeiro mais incidente em homens nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste - nas regiões Nordeste e Norte encontram-se na segunda posição. Nas mulheres é o mais frequente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste - na região Norte ocupa a segunda posição.

Já o câncer de pele melanoma, as maiores taxas de incidência encontram-se nos homens e mulheres da região Sul. O melanoma tem um índice de letalidade elevado, porém, sua incidência é menor. A estimativa é de 3 mil novos casos para os homens e de 2.600 para as mulheres.

Mesmo que pareçam dados distantes da nossa realidade, o câncer de pele está mais perto do que imaginamos. E Rosecler Schwarzer sabe bem disso. Descendente de alemã, a funcionária do Banrisul fez parte dos números há 8 anos. "Percebi no antebraço um sinal que coçava e não cicatrizava, então marquei uma consulta com uma dermatologista, que constatou o câncer", contou Rosecler. A doença era do tipo Carcinoma Basocelular, e foi detectado em estágio inicial, bastando retirar o sinal para curar.

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário