Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Beneficiário! Saiba como o POG pode ajudar na amamentação

Postado em 05 de agosto de 2022


Nesta semana, entre 1º e 07 de agosto, comemoramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), coordenada pelo Ministério da Saúde. Amamentar fornece todos os nutrientes que o bebê precisa para ter uma vida saudável e é no Programa de Orientação à Gestação - POG da Cabergs, que os beneficiários recebem informações e orientações sobre a amamentação.

Um dos objetivos do programa é incentivar o aleitamento materno; é por meio de aulas online ministradas por diversos profissionais, dentre os quais a coordenadora da Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde (GPP) Ana Michelle Torres, também enfermeira e consultora em amamentação, orientam sobre o desenvolvimento da gestação, parto e cuidados com o recém-nascido.

Em conversa com Ana Michelle, ela nos explana que querer amamentar é o primeiro passo para o sucesso do aleitamento, pois amamentar não é automático e vai além do instinto, é um processo que precisa ser aprendido. Ela também comenta que a rede de apoio é de extrema importância para o sucesso da amamentação, pois proporciona um ambiente favorável para que a mãe consiga se dedicar à amamentação. Ana menciona que existem algumas posições para amamentar, onde a mais comum é a tradicional -- a mãe fica sentada, posiciona o bebê no colo, o famoso "barriga com barriga". A posição cavaleiro -- quando o bebê fica sentado em uma das pernas da mãe, com a cabeça de frente para a mama, e tem a posição invertida, conhecida também como bola de futebol americano -- onde o bebê fica posicionado ao lado do corpo da mãe, passando por baixo do braço, com a barriga apoiada nas costelas. É importante mencionar que a mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição costuma ser excelente para amamentar gemelares. O programa busca esclarecer as dúvidas dos participantes e ensinar diferentes técnicas para cuidar dos pequenos, finaliza.

Conheça os tipos de aleitamento materno:
Aleitamento materno exclusivo - é quando é ofertado somente leite materno, direto da mama ou ordenhado e sem qualquer outro tipo de líquido ou alimento. Indicado pelo Ministério da Saúde até o 6º mês de vida do bebê.
Aleitamento materno predominante - acontece quando o leite materno é a principal fonte para a criança, mesmo se ela estiver ingerindo água ou sucos de frutas.
Aleitamento materno complementado - é quando além do leite materno a criança ingere outros tipos de alimentos como sólidos, semissólidos e até outro tipo de leite, com o objetivo de complementá-lo, e não de substituí-lo.

Para este ano estão previstas mais três turmas do POG, uma delas iniciando ainda neste mês. Os beneficiários da Cabergs podem realizar as inscrições até o próximo dia 12 de agosto pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário