Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

As 10 perguntas e respostas mais frequentes sobre doação de sangue

Postado em 23 de junho de 2022


Doar sangue é uma ação que salva muitas vidas. Há várias situações em que a transfusão de sangue se faz vital. No entanto, mesmo sendo tão importante, ela ainda não é um hábito, o que muitas vezes acontece por falta de informação. A realidade é que o volume coletado por pessoa é de aproximadamente 450 ml, o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto, e pode salvar até 4 vidas. O ato de doar não engorda e nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue e não há riscos de contaminação. E, com tantas incertezas, separamos 10 perguntas para trazer as respostas e ajudar a sanar suas dúvidas com relação a este assunto.

1 - Existe algum impedimento para realizar a doação de sangue?
Sim, existe, como por exemplo estar no período gestacional e ou no período pós-gravidez (o prazo é 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); estar amamentando (até 12 meses após o parto) também é um impedimento; outra restrição é a extração de algum dente, dois dias antes ou menos da doação; ter realizado transfusão de sangue no período de 1 ano; se resfriado e com febre, é necessário aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.

2 - O que é o Prosangue?
O Prosangue é um programa de doação de sangue que visa estimular as doações voluntárias através de campanhas educativas, bem como buscar novos doadores e selecioná-los, propiciando à população a que se destina o suprimento de sangue, quando necessário. Para fazer parte, basta ser beneficiário e entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br.

3 - Com qual idade pode doar?
Para realizar o ato é preciso ter entre 16 e 69 anos. Mas fique atento: a primeira doação deve ser feita até 60 anos, caso você esteja acima desta idade. Para os menores de 18 anos, será necessário a autorização dos responsáveis legais e apresentar a seguinte documentação: identidade do menor – oficial, original, com filiação, com foto recente que permita a identificação do candidato – junto com xerox simples do documento de identidade de um dos pais ou outro responsável legal perante a Justiça e um termo de autorização para doação assinado por esse mesmo pai ou responsável legal.

4 - Posso beber antes de doar sangue?
Vai depender da bebida! Você pode tomar líquidos sem problema algum, mas não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

5 - Tenho tatuagem, e agora?
Se a sua tatuagem for recente e tiver sido feita nos últimos 12 meses, você estará impedido de doar. O mesmo serve para os casos de quem usa piercing em cavidade oral ou região genital.

6 - Existe classificação de sangue?
Sim, existe! Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutinogênio (antígeno) presentes na superfície das hemácias, ou de aglutininas, também chamadas de anticorpos, e são classificados em 4 tipos, de acordo com o sistema ABO.

7 - O que é o fator Rh?
Você já deve ter escutado falar em algum tipo de sangue negativo e positivo. Este é o fator Rh, ele corresponde a um antígeno presente nas hemácias. Saiba que ele é levado em consideração no processo de transfusão pois, caso contrário, pode haver complicações na transfusão.

8 - Quem pode doar?
Podem fazê-lo todas as pessoas que têm entre 16 e 69 anos e estiverem pesando no mínimo 50kg. Pede-se ainda que a pessoa esteja descansada (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentada (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Com relação a documentos, é preciso apresentar um que permita a identificação do candidato emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

9 - Onde doar sangue?
Além dos hemocentros, se você for beneficiário Cabergs pode entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde da Cabergs pelo fone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br e verificar as opções para realizar a sua doação.

10 - Qual é a parceria entre Banco de Sangue Virtual e a Cabergs?
No dia 14 de junho, iniciou-se uma parceria entre Cabergs e o Banco de Sangue Virtual com o objetivo de salvar ainda mais vidas. As solicitações de doação de sangue chegam, a partir de agora, pelo Banco de Sangue Virtual e tem alcance em todo o Rio Grande do Sul, fazendo com que o processo de encontrar doadores se torne mais amplo, fácil e ágil.
O voluntário permanece realizando a sua inscrição através da Cabergs no Prosangue.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário