Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Doe Sangue. Doe Vida!

Postado em 03 de junho de 2022


Doar sangue é a certeza de ter o sentimento de dever cumprido e de saber que ajudou o próximo. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, os movimentos de campanha para coleta de reposição dos estoques não seriam necessários.

Junho é o mês que, aqui na Cabergs, abordamos em nossos canais de comunicação o tema "doação de sangue". Simples, segura, prática e fundamental, além de essencial para os pacientes que precisam de sangue, nas mais diversas situações como transfusões, no tratamento da anemia ou em situações clínicas, por exemplo, a doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Esta ação promove uma série de benefícios à saúde do doador, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas, em homens ajuda a reduzir o excesso de ferro no corpo, e auxilia até mesmo na renovação das células velhas. Durante o procedimento, são coletados 450 ml de sangue, quantidade esta que o próprio corpo recompõe em até 72 horas. Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil são coletados cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue.

Para realizar o procedimento é preciso estar em boas condições de saúde, e para que isso ocorra é importante que você esteja atento à sua qualidade de vida, à alimentação e, se possível, realizando uma prática contínua de exercícios, além de itens que constam como pré-requisito como: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação. Quando for realizar a ação, lembre de levar consigo um documento oficial de identidade com foto. Doar sangue é um gesto fundamental de solidariedade que ajuda a garantir a continuidade da vida de muitos pacientes.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário