Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Dia Mundial de Combate à Hepatite

Postado em 19 de maio de 2022


Hoje é o Dia Mundial de Combate à Hepatite, data criada para reforçar a prevenção e também uma oportunidade para expandir e lembrar da cobertura da vacinação da hepatite. Então, aproveite este dia para conferir se está tudo ok com a sua carteira de vacinação.

Você sabia que a hepatite é uma inflamação nas células do fígado vinda de causas diversas? Ela pode ser causada por infecções, vírus, uso de álcool e medicamentos e, até mesmo, por doenças metabólicas e genéticas.

Cuidar do seu fígado é um passo importante para a sua saúde, pois ele é um órgão que desempenha inúmeras funções como, por exemplo, eliminar gorduras e micróbios, neutralizar a acidez do estômago e transportar toxinas para fora do corpo. Se você não tem costume de realizar exames para detectar enfermidades no seu fígado, é importante saber que dores musculares, febre, mal-estar, cansaço, urina escura e fezes claras, pele e olhos amarelados são alguns sintomas das hepatites. E, se não tratada, com o tempo o quadro pode evoluir. Atualmente, existem diversos tipos de hepatite, cada qual com diferentes causas e tratamentos, por isso fique atento, pois nem sempre há sintomas e muitas vezes grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que essa patologia possa evoluir sem o devido diagnóstico.

Agora, se você é lactante, fique tranquila, a amamentação não é contraindicada na hepatite B, desde que sejam realizadas as medidas de prevenção adequadas.
Você pode cuidar da sua saúde e se proteger da hepatite A e B com vacinas, disponibilizadas pelo Governo Federal através do SUS. A imunização da Hepatite B está disponível para toda a população independentemente da faixa etária, já a da Hepatite A está disponível para crianças a partir de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Leve um estilo de vida saudável, realize consultas regulares e faça os exames de rotina que detectam esta e outras enfermidades. Cuidar de você e da sua saúde é o primeiro passo para ter uma vida saudável.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário