Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como você se organiza com a sua medicação?

Postado em 12 de maio de 2022


Nós, da Cabergs, queremos te fazer um alerta quanto aos riscos à saúde causados pela desorganização ao tomar os remédios. A ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. Não usar nenhuma medicação sem a orientação médica é o início do uso racional dos medicamentos e saber organizar e guardar de forma adequada os seus medicamentos também contribui para um bom uso.

Com a passagem do tempo e o avanço da idade, é comum algumas pessoas precisarem seguir uma rotina para tomar seus medicamentos. A falta de organização pode fazer com que ocorra troca, esquecimento e até doses dobradas na medicação. Organizar os remédios fazendo uma tabela por períodos do dia e fixá-la em local visível ajuda manter a ordem. Geralmente são colocados nesta lista os seguintes tópicos: horário, dose, qual o medicamento, para que serve e o campo de observação. Utilizar caixas maiores com etiquetas identificadoras para organizar as embalagens pequenas é uma ótima forma de guardar os medicamentos. Para aqueles que precisam levar seus remédios nas saídas de casa, existem caixinhas organizadoras, com doses diárias e até semanais, que facilitam a organização e o transporte.

Manter os medicamentos em sua própria embalagem e com a sua bula ajuda a lembrar caso tenha esquecido para qual doença ele serve. É importante mencionar que os medicamentos devem ser mantidos em locais protegidos, longe das crianças, de insetos e roedores, de alimentos, de produtos químicos e de produtos para limpeza. Fique atento também pois há medicamentos que devem ser guardados em geladeira, outros longe de luz e calor. E por fim, não reutilize frascos, eles podem manter resíduos que podem contaminar o que for guardado naquele frasco e causar diversos malefícios à sua saúde.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário