Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Dia Nacional sobre o uso Racional de Medicamentos

Postado em 05 de maio de 2022


Tomar medicamentos é coisa séria; nem todas as doenças exigem o uso deles, pois algumas são de curta duração e podem desaparecer sem o uso deste recurso. Hoje é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar sobre os riscos à saúde causados pela automedicação, e vamos falar sobre o assunto neste blog.

É importante dizer que os medicamentos são produtos que servem para prevenir o aparecimento de doenças, a exemplo do que ocorre com as vacinas. Servem para aliviar sintomas ou sinais como febre, bem como controlar doenças crônicas e reduzir o risco de complicações. Os medicamentos também servem para recuperar a saúde, a exemplo dos antibióticos e até mesmo auxiliar no diagnóstico de doenças, como aqueles utilizados em radiologia e outros exames.

E você sabia que os fitoterápicos e homeopáticos também são medicamentos? Os fitoterápicos são obtidos exclusivamente de plantas medicinais. Já os homeopáticos são derivados de plantas, animais, minerais, de substâncias biológicas ou sintéticas e são utilizados conforme os princípios da Homeopatia. Usar indiscriminadamente analgésicos para aliviar dores de cabeça pode mascarar os sintomas e agravar as reais causas da doença. Dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), apontam que cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente no país por conta da automedicação.

Mas o que é Uso Racional de Medicamentos?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, uso racional de medicamentos é quando os pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. Então não consuma remédios sem uma conversa esclarecedora com o seu médico, ele é o profissional que irá tirar todas as suas dúvidas e indicar como a medicação deve ser tomada, evitando assim os riscos do consumo equivocado.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário