Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Saúde mental: mais uma variante

Postado em 14 de janeiro de 2022


Equilíbrio e serenidade são duas palavras importantes, pois neste mês de janeiro o mundo registrou 3,28 milhões de novos casos de Covid-19 em apenas um dia. Já se passaram vários meses desde que o mundo conheceu o Covid-19 e o cansaço, o esgotamento físico e mental pesam cada vez mais, em virtude das restrições da vida social e dos problemas provocados pela pandemia da Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos vivendo a fadiga pandêmica.

A fadiga pandêmica é causada pelo estresse, pela falta de perspectiva, pela falta de direcionamento e de planejamento da vida. O resultado disso é um grande incômodo que pode levar à depressão, à ansiedade, a alterações do sono, à irritabilidade, sem contar com novos comportamentos que começaram a se desenvolver depois da pandemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade; e para manter o equilíbrio e a serenidade depois de tanto tempo de pandemia, com tantas informações recebidas nos grupos de WhatsApp, nos jornais e na internet, é muito importante focar na prevenção.

Os estudos feitos por um projeto inglês chamado Food and Mood mostram que aumentar o consumo de frutas, peixes e líquidos, ao mesmo tempo em que se diminui a ingestão de açúcar, cafeína e álcool, é algo que melhora quadros de instabilidade emocional, ajudando em casos de depressão, ataques de pânico e ansiedade, logo, manter uma vida com uma alimentação saudável contribui para você passar este momento da nova variante do covid-19, a ômicron, com mais tranquilidade. Evitar o contato com muitas notícias o tempo todo também é importante, apesar da importância de estar bem informado é relevante selecionar as informações, pois elas podem fazer com que você relembre e pense sobre a situação deixando a mente estressada e, com isso, o corpo e a mente acabam respondendo de maneira negativa.

Lembre-se que a saúde mental está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Assim, estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário, significa ter uma boa saúde. Se você não se sente confortável com sua saúde, tente descobrir o que gosta de fazer, como exercícios, cozinhar, assistir tv, brincar com os filhos, cantar¿ Busque novos focos e tire a atenção do que gera a sua ansiedade.

Se você não conseguir sozinho, não hesite em buscar ajuda profissional, ou se preferir, ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende de forma voluntária e gratuita todos aqueles que precisam de ajuda ou de apoio emocional. O atendimento acontece por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. Para ligar, basta digitar o número 188 de qualquer linha telefônica fixa ou celular, as ligações são gratuitas.

No site https://www.cvv.org.br também é disponibilizado atendimento via chat, Skype e e-mail. Fique bem e tenha saúde!


  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário