Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Neste verão fique bem protegido

Postado em 30 de dezembro de 2021


Chegamos na última quinta-feira do ano! Amanhã celebraremos o fim de um ano e o começo do próximo. Essa comemoração tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.

Mas hoje queremos te lembrar para que você não esqueça de se proteger! Os raios solares podem prejudicar a pele, mas a luz visível também pode produzir radicais livres, que provocam alterações nas células de pigmentação, os melancócitos, e nos produtores de colágeno. E é por este motivo que a utilização do protetor solar também é importante quando você está no trabalho, na academia ou na escola. Fique atento, mesmo com o uso de protetor solar, é possível que algumas pessoas apresentem manchas na pele, conhecidas como melasmas. Enquanto os raios solares são responsáveis por 67% da produção de radicais livres, a luz visível é responsável por 33%, segundo um estudo divulgado pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration). Proteja-se aplicando o protetor solar no rosto, nas mãos e pescoço, pois são algumas partes que costumam ficar mais expostas às luzes do dia a dia. Se possível, reaplique pelo menos uma vez ao longo do dia.

Se você tem dúvida qual é o melhor protetor solar para sua a pele, busque a orientação de um dermatologista, pois é ele o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, hoje são mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. Não esqueça, quando estiver exposto ao sol, de que também é importante utilizar acessórios como óculos de sol com proteção UV, roupas que protejam o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.

Ainda temos um longo período de verão e de dias com muito calor aonde vamos, além de estarmos expostos ao sol, também precisamos nos proteger contra o Covid-19. Lembre-se de que os sinais da doença se assemelham aos de uma gripe e que mesmo que você esteja com o quadro vacinal completo é importante se manter seguindo os protocolos. Caso você apresente febre, tosse e dificuldade para respirar, procure ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento imediatamente.

Nesta virada do ano, queremos que você tenha paz, tranquilidade e prosperidade. Que o novo ano que se aproxima venha repleto de muita saúde, alegria e novos bons hábitos.

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário