Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Natal também é tempo de prevenção

Postado em 23 de dezembro de 2021


Todos os anos em dezembro somos invadidos pelo espírito natalino e pelo calor do verão. É tempo de olhar para o futuro com determinação e otimismo, de manter os protocolos contra o Covid-19, de espalhar amor e esperança pelo mundo. Este também é o momento para aproveitar com a família, relaxar, curtir e ficar protegido contra os raios UV.

Estar atento às modificações na pele é importante para identificar o câncer de pele em seu estágio inicial. O melanoma é a forma mais grave do tumor de pele e pode aparecer em qualquer parte do corpo. É importante mencionar que as lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e mudar de tamanho e forma rapidamente. Todos os anos a doença é responsável por 8,4 mil casos novos no Brasil. O diagnóstico do câncer de pele é normalmente realizado pelo dermatologista ou cirurgião, por meio de exame clínico: algumas vezes é necessário um exame que permita visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu; outras vezes a biópsia é necessária.

Existe a regra do ABCDE que ajuda a identificar o melanoma: Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro, Evolução. A exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência, é um dos fatores que contribuem como fator de risco. Para as pessoas que têm pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou em albinos, é importante estar ainda mais atento às formas de prevenção, pois elas são mais suscetíveis à doença. Ainda, se você tem histórico familiar ou pessoal de câncer de pele, fique atento, pois essas condições são fatores de risco para a doença.

O Natal é tempo de se divertir e estar com a família ou entre amigos, mas lembre-se que ainda estamos em pandemia e, da mesma forma que você precisa estar atento à sua pele, fique atento também ao distanciamento, use álcool em gel e sua máscara. Lembre-se que há diferentes modelos e tipos de material e que cada tecido e cores absorvem de forma diferente os raios solares. A Sociedade Brasileira de Dermatologia ressalta ainda que a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele, apesar de ser um problema de saúde que pode afetar qualquer pessoa. Lembre-se de examinar regularmente sua pele e mantenha suas consultas em dia com o dermatologista. Durante as festas de final de ano, mantenha-se protegido dos raios solares e também contra a Covid-19.

Feliz Natal!

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário