Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Protetor solar nas 4 estações

Postado em 16 de dezembro de 2021


O protetor solar é um importante produto que ajuda a combater os danos causados pelos raios UV não só verão, mas o ano inteiro. Além dos raios ele também protege contra agentes oxidativos, poluentes, ressecamento, oleosidade excessiva e doenças de pele, logo o protetor deve ser utilizado em todas as estações e não apenas no verão.

Quando for escolher o protetor solar, fique atento a alguns itens importantes como, por exemplo, conter proteção de amplo espectro, ou seja, proteger tanto contra raio UVA e UVB. É importante também ele ser não-comedogênico, especialmente no caso de pessoas com acne ou com pele facilmente irritável. O protetor facial deve priorizar um produto mais espesso do que o protetor corporal, para criar uma maior barreira na pele e não ser facilmente removido pelo suor. Recomenda-se usar sempre o filtro de no mínimo FPS 30. Para pessoas de pele mais clara, com tendência a manchas e vermelhidão, o indicado é uso de uma proteção superior e sempre deve ser aplicado em uma quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar. E atenção! Mesmo não estando na praia é importante usar o protetor solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que deve ser reaplicado de duas em duas horas, ou se houver muita transpiração para o caso daquelas pessoas que trabalham o dia sob o sol. A pele funciona como uma barreira para o nosso corpo e para mantê-la bem protegida contra os danos da radiação, é necessário aplicar diariamente o filtro solar em todas as estações do ano!

Saiba que proteger as cicatrizes também é importante, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Não se esqueça de proteger também as mais antigas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. Com relação aos bronzeadores é preciso muita atenção, pois o bronzeador não costuma fornecer nenhuma prevenção contra os raios UVA e UVB, já que ele é um filtro que somente faz com que a camada da pele mais superficial oxide e mude a cor para um tom que seja próximo ao bronzeado, quando se fica exposto ao sol. Se você tem filhos, saiba que de acordo com o Guia de Fotoproteção, criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), antes dos 6 meses o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol. Para proteger as crianças, procure por marcas indicadas para crianças mais novas. Cerca de 95% das marcas de protetor solar não são aconselhados para o uso em bebês menores de 6 meses, pois contém químicos que podem irritar a pele e desencadear algum tipo de alergia. Invista também em roupas, chapéus, bonés e óculos com proteção UV, próprios para praia e piscina, pois muitos tecidos já possuem proteção solar em si. Procure marcas confiáveis e com certificação.

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário