Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Neste verão crie novos hábitos!

Postado em 02 de dezembro de 2021


Quais são os seus hábitos? Neste mês de dezembro, a campanha do câncer de pele te faz um convite para repensar os seus hábitos e mudar o comportamento com relação aos cuidados que você tem consigo e com a sua pele. Um estudo, feito pela Universidade de Duke, mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias.

Você já parou para pensar como é a sua rotina com os cuidados com a sua pele? A atenção e os cuidados com a exposição ao sol devem ser levados em consideração o ano inteiro. Contudo, com a chegada do calor e a temporada de praia e piscina, ficamos mais tempo expostos ao sol e é neste momento que precisamos estar atentos ao nossos hábitos, pois a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol. Se você não tem o hábito de cuidar da sua pele, chegou o momento. E, que tal quebrar a rotina e trocar aqueles hábitos que não condizem com a sua vida e trocá-los por algum mais saudável, incluindo a sua alimentação e cuidados com a pele? É importante mencionar que os danos provocados pela exposição solar são cumulativos e que os cuidados com a pele devem ser feitos desde a primeira infância. Mesmo os hábitos, por mais arraigados que estejam, podem ser mudados: a força de vontade e a compreensão dos seus mecanismos é o que faz a mudança. A melhor forma de mudar um hábito é substituí-lo por outro. Experimente, comece aos poucos, como por exemplo, mudando o horário na qual você vai para a piscina, evitando a exposição ao sol das 10 às 16 horas. Use chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e camisas de manga longa durante qualquer atividade ao ar livre. Invista em uma alimentação saudável, lembre-se de aplicar o protetor solar na pele antes de se expor ao sol, lembre que mesmo em dias nublados também é importante o uso de proteção.

A prática é o que leva ao hábito, e ele nada mais é do que uma ação que se repete com frequência ou regularidade. Estudos mostram que 40% das nossas decisões diárias são hábitos. Quase todos os gatilhos de hábito se enquadram em uma das cinco categorias: a localização, o tempo, o estado emocional, outras pessoas e a ação imediatamente anterior. Um novo hábito é formado por uma sequência de etapas em que, ao final, o cérebro entra em modo automático e o novo ciclo criado vira um padrão neurológico.
O câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. Inclua nos seus hábitos rotinas que te ajudem a prevenir o câncer de pele e a ter uma vida mais saudável.

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário