Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Saúde mental e a saúde do homem

Postado em 25 de novembro de 2021


Receber o diagnóstico de câncer de próstata é um momento difícil e mexe com os sentimentos. Hoje vamos falar sobre a saúde mental e o câncer de próstata. Falar sobre esse assunto é muitas vezes um tabu, pois acaba envolvendo sentimentos pelo fato de que os homens não costumam ter uma rotina de frequentar o médico para consultas regulares.

Uma saúde emocional equilibrada é fundamental para a superação do câncer de próstata. Um estudo publicado on-line pelo Journal of Clinical Oncology, jornal da American Society of Clinical Oncology, mostra que a depressão compromete a eficácia do tratamento de câncer de próstata. Os resultados também mostraram que o lado negativo pode ter vários fatores, incluindo tendência da pessoa com doenças mentais, impacto da depressão nos processos biológicos do câncer, falta de investimento do paciente em sua saúde geral ou desinteresse em cuidados mais eficazes e, ainda, oportunidades perdidas por parte dos médicos para educar os pacientes sobre o rastreio e o tratamento do câncer de próstata. Falta de esperança, depressão e ansiedade são, nessas situações, causas frequentes do abandono do tratamento.

A procura de um profissional, psicólogo ou psiquiatra, para acompanhar o paciente é muito importante para ajudar a superar o momento e seguir em frente com o tratamento. Deixar de lado os preconceitos e realizar os exames de rotina são importantes para identificar o câncer em sua fase inicial. O Novembro Azul busca orientar e conscientizar a população masculina a dar atenção para a sua saúde e procurar o médico com mais frequência, o que consequentemente leva a descobrir essa e outras doenças em estágio inicial, com grandes chances de curas. A detecção precoce é a melhor forma de vencer o câncer de próstata; ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, nas pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

Tratar os aspectos emocionais que podem ajudar no enfrentamento da doença contribui, inclusive, para melhorar a qualidade de vida, os aspectos sociais e físicos, a rotina e a família. Para estar bem e superar o momento, não tenha medo de procurar um profissional da área da saúde, ele pode te ajudar a passar mais facilmente por este momento da sua vida.

  • Categoria: Saúde do homem, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário