Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Fiz a vacina contra Covid-19. Posso doar?

Postado em 10 de junho de 2021


A pandemia do coronavírus tem afetado as doações de sangue nos hemocentros de todo o país. Como não há substitutos para o sangue, ele é essencial para pessoas que tenham uma hemorragia, que necessitem de reposição sanguínea após cirurgias, entre outros casos. Desde o início da pandemia, há uma grande dificuldade de manter os estoques em um nível seguro. A Covid-19 trouxe incertezas e dúvidas e uma delas é a relação do vírus com a vacina e a doação de sangue.

Hoje vamos tirar algumas dúvidas sobre este assunto. Para aqueles que irão realizar a doação, é importante estar atento aos sintomas gripais e se houve o contato com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus pois, nesta situação, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para doar. Pessoas que contraíram Covid-19 podem doar sangue, contudo é preciso aguardar o período mínimo após a melhora completa de sintomas, que é de pelo menos 30 dias depois. E agora, fiz a vacina contra Covid-19. Posso doar? Este ano, é importante também estar atento ao calendário de vacinação: todos que se vacinaram, seja contra covid ou gripe, podem doar sangue, basta respeitar o período estipulado para cada tipo de vacina.

Quem recebeu a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pode doar 48h após a imunização. Para os que receberam o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou a Pfizer-BioNTech precisam aguardar sete dias para realizar a doação. Como o tempo de espera varia de acordo com a produção do imunizante, é preciso verificar qual vacina foi recebida por cada doador. Sugere-se apenas contatar com o hemocentro em que será realizada a doação, pois alguns estão operando em horários distintos em virtude da pandemia.

Mesmo com todas incertezas do momento é importante manter as doações. Quando não estiver em casa, basta proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Lembre-se de manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando, sempre usar máscara, manter o distanciamento físico e evitar tocar nos olhos, no nariz ou na boca. Lembre-se, a sua doação pode salvar até quatro vidas.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário