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7 regras para um verão com saúde

Postado em 07 de janeiro de 2015





O calor agrada a muita gente, mas pode trazer riscos para a saúde. Por isso, é importante prestar atenção na desidratação e em outros problemas provenientes da estação. Conheça algumas regrinhas de ouro para encarar esse verão com saúde de sobra: 

1. Tome muita água 

A água é fundamental para o bom funcionamento das funções vitais dos órgãos do nosso corpo. Para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar, em média, dois litros de água todos os dias, pois ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, da urina, da respiração e de outras atividades do organismo. E esse processo fica mais intenso durante o verão. Por isso, mantenha seu organismo bem hidratado com água, sucos naturais e bebidas isotônicas, repondo assim os sais perdidos com a transpiração. Tente evitar sucos industrializados, pois eles contêm grande quantidade de açúcar e conservantes. Uma dieta correta de líquidos regula a temperatura corporal, desintoxica o corpo, ajuda no emagrecimento e favorece uma pele bonita. 

2. Coma frutas, verduras e legumes

Esses alimentos são de rápida absorção e não sobrecarregam o metabolismo. O ideal é se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. A começar pelo café da manhã, que é a principal refeição para se começar bem o dia e que não pode ser ignorado se o objetivo é manter-se nutrido. Para o almoço e o jantar, o ideal é que sejam escolhidos pratos leves, de digestão mais fácil. Por consequência, irão garantir melhor disposição para encarar o dia. À tarde, frutas e sucos naturais são bem-vindos para a absorção de nutrientes. 

3. Atenção ao preparo e à conservação dos alimentos

Tenha sempre em mente que o calor não combina com alimentos. Por isso, é importante muita atenção no preparo e na conservação, principalmente de vegetais e carnes. Mantenha-os refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios. As altas temperaturas aceleram a degradação, além de contribuir para a proliferação de bactérias e fungos. Ao prepará-los, esteja atento à lavagem adequada de frutas, legumes e verduras com água tratada ou fervida.
 
4. Pratique atividade física até as 10h e depois das 16h 

Se você faz exercícios nesse intervalo de sol mais forte, tente rever a sua agenda. Melhor fazer antes das 9h da manhã ou após as 16h para evitar que você sofra com os efeitos do calor e dos raios solares. No início da manhã e no final da tarde, a incidência de raios UVA e UVB é menor e não prejudica a pele. Se escolher praticar esportes ou se exercitar ao ar livre, procure locais mais arborizados e com menor contato direto com os poluentes emitidos pelos carros. 

5. Utilize filtro solar 

O filtro solar é proteção para problemas como câncer de pele e o envelhecimento precoce. Tenha sempre à mão e lembre-se de repassá-lo a cada 3 horas durante o dia. Utilize também hidratante com filtro solar sem óleo, principalmente nas extremidades do corpo.

6. Opte por roupas leves e de algodão

Pode não parecer, mas o tecido das roupas faz bastante diferença nessa época do ano. Se escolher roupas leves para usar no dia a dia, elas irão facilitar a absorção de suor e não deixarão o corpo úmido por longos períodos, evitando gripes e excessiva perda de líquidos.

7. Cuidados com o ouvido

O cotonete pode ser um vilão para a saúde do ouvido durante o verão. O ouvido possui um sistema de limpeza natural em seu interior, sendo desnecessário levar o cotonete até o fundo. Essa prática pode levar infecções, principalmente na praia. Considerando que as águas possuem qualidade desconhecida, o ouvido fica ainda mais suscetível às impurezas durante os mergulhos. Além disso, o sal do mar também pode ser um problema se empurrado pelo cotonete para dentro do ouvido. 

Verão bom, só com muita saúde! Aproveite!

Fontes: Drauziovarella, Boa saúde, Clicrbs


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