Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Uso excessivo de internet

Postado em 21 de janeiro de 2021


E agora? O uso da internet faz bem ou mal para a saúde mental? Tudo vai depender de como ela é utilizada por você!

Atualmente a internet passou a ser indispensável: usamos para trabalhar, nos divertir e até realizar compras, mas a nossa relação com os canais que utilizamos merece atenção. Um exemplo disso são os impactos que o uso excessivo das redes sociais pode trazer para cada indivíduo.

A tecnologia aproximou o futuro e encurtou distâncias, os jovens estão cada vez mais conectados e, com isso, surge a importância de buscar e estar atento para a saúde mental das crianças, adolescentes e jovens, já que os adultos conseguem ter maior autonomia entre o que é correto e errado ou o que é bom e ruim para si. A fase em que ainda vivemos, com o isolamento social em virtude da pandemia, deixa as pessoas mais vulneráveis aos distúrbios psicológicos, como por exemplo ansiedade excessiva, impulsividade, transtornos de humor, entre outros, causados pela utilização exagerada de redes sociais. Neste caso, dicas de como se distrair, fazer o que nunca tem tempo de realizar, ler livros, ver filmes, conversar com quem está junto em casa e aproveitar a reclusão pensando nos pontos positivos que existem são boas formas de manter a sanidade em meio à tanta informação que recebemos diariamente.

Apesar do uso excessivo da internet trazer diversas dificuldades para a saúde mental, também existem pontos positivos, como facilitar os acessos. As videochamadas, proporcionadas por esta tecnologia, aproxima amigos, familiares e facilita o trabalho no home office, evitando a solidão e conectando pessoas de todo o mundo. Outro aspecto é a facilidade de busca por informação: muitas pessoas puderam aumentar seus conhecimentos, seja em instituições de ensino, cursos e até mesmo em grupos.

A internet oferece agilidade, interação e instantaneidade, mas para aproveitar seus benefícios é preciso maturidade para entender até onde cada um pode chegar com o que a tecnologia nos oferece. Manter a sua saúde mental em equilíbrio vai depender da qualidade do conteúdo escolhido para o seu consumo. Assim como a internet pode ser uma grande aliada, sem os devidos cuidados ela pode se tornar o vilão. Para se preservar da exposição excessiva, você pode adotar alguns cuidados, como por exemplo limitar o tempo de exposição (principalmente se forem crianças e adolescentes), procurar navegar em páginas confiáveis, monitorar os sites que as crianças costumam navegar, evitar mostrar sua vida pessoal nas redes sociais e buscar consumir conteúdos de qualidade na rede, que sejam positivos e que tragam benefícios para sua vida como, por exemplo, assuntos sobre bem estar, ciências ou conhecimentos gerais. O importante é sempre buscar manter o equilíbrio e o seu bem-estar emocional

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags:

Envie Seu Comentário