Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como influenciar positivamente a saúde mental

Postado em 14 de janeiro de 2021


Lidar com as emoções não é fácil, ainda mais quando paramos para resgatar como foi 2020. Administrar os sentimentos e mantê-los sadios exige atitudes diárias para assegurar o equilíbrio deles.

Existem alguns fatores que contribuem para manter a mente sã. A qualidade de vida e a prática de exercícios físicos são alguns dos pontos chaves. Driblar o distanciamento social através da internet e manter o convívio com as pessoas e familiares é essencial para ficar equilibrado. Mas como podemos fazer isso? Aí vão algumas dicas:

1 - Assuma um compromisso com você mesmo: faça exercícios diariamente; a prática de exercícios leva à liberação da serotonina e da endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Se você não pratica exercícios, uma boa dica é começar pelo nosso canal no YouTube, pelo qual você pode realizar os exercícios que publicamos lá https://www.youtube.com/channel/UCm1uyhb1m_J_YsCWsxKmHOg

2 - Estabeleça metas; pense em um dia de cada vez, desta forma você não vai se sobrecarregar. Faça listas do que é essencial, elas auxiliam a manter o controle das emoções.

3 - Crie uma rotina; inicie estabelecendo um roteiro como, por exemplo, tomar café da manhã, depois organizar a cama, depois ir para o home office e assim por diante, até fechar o seu dia indo dormir. A rotina ajuda a organizar seu cérebro e manter o foco.

4 - Procure ressaltar os pontos positivos do seu dia a dia: agradecer é uma das formas de alimentar sentimentos que favorecem a sensação de bem-estar. Seja grato até mesmo pelas coisas que você tem, pelos seus amigos e pela sua família. Outra forma é filtrar o que é importante do que não é, o que é útil e o que não é.

5 - Durma bem; a falta de sono pode fazer com que você se sinta irritado e a dica é buscar ajustar seus horários para que possa dormir melhor e mais tempo.

6 - Foque na solução; por mais que existam dificuldades, ficar se lamentando não vai resolvê-las, então tenha paciência e procure diferente soluções e, se precisar, peça ajuda.

Trabalhar a saúde mental, assim como a física ajuda a pessoa a manter sua capacidade de executar suas habilidades pessoais e profissionais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é um completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Cabe ressaltar que algumas vezes é necessário o acompanhamento médico para manter a saúde mental em dia. Existem disfunções orgânicas que podem acontecer por diversos motivos e, neste caso, o acompanhamento especializado é necessário para tratar a depressão ou um transtorno bipolar por exemplo. Mas lembre-se, você pode ter uma boa saúde mental ficando bem consigo mesmo, buscando lidar com suas emoções e enfrentando as situações dia a dia.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags:

Envie Seu Comentário