Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Tenham todos uma noite feliz!

Postado em 24 de dezembro de 2020


Hoje e amanhã são aqueles dias em que nossos corações enchem de sentimentos bons. É na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro que muitas pessoas celebram o Natal. É neste dia que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. E sendo esta data comemorada aqui no Brasil em pleno verão, queremos falar sobre os fatores de risco para o câncer de pele. O câncer de pele ocorre pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos e a maioria dos casos está associada à sua exposição excessiva.

Apesar de existirem diversos fatores, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode ter melanoma. Algumas atitudes simples possibilitam prevenir a doença e o diagnóstico precoce, fazendo com que as chances de cura aumentem. Se você tem história familiar da doença, saiba que você está no grupo de fator de risco. Outro fator de risco importante é a constante exposição à radiação ultravioleta (UV); é nos raios solares que essa radiação está presente e por este motivo é tão importante seguir as orientações de proteção contra ela, como usar o protetor solar, por exemplo. Pessoas com pele clara, cabelos e olhos claros têm mais chance de serem afetadas pelo câncer de pele; além disso, algumas características físicas específicas de cada pessoa também estão entre os fatores, como os albinos por exemplo. E se você tem pintas ou manchas na pele, deve ficar atento às alterações dela, pois em alguns casos podem evoluir e transformar-se em câncer. Por fim, fatores ambientais e a idade do indivíduo devem ser levados em consideração. A maior parte dos melasmas é provocada pela exposição solar, logo, você pode prevenir protegendo-se do sol.

Neste Natal, aproveite para ficar protegido contra os raios UV, relaxar e curtir os bons momentos. Lembre-se de examinar regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.
Hoje é tempo de olhar para o futuro com determinação e otimismo; é momento de refletir e de espalhar amor e esperança pelo mundo. Feliz Natal!

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário