Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Cosméticos, álcool gel e máscara protegem contra o câncer de pele?

Postado em 10 de dezembro de 2020


Sim e não! Está é uma resposta que confunde, não é mesmo? E para entender, alguns pontos precisam ser esclarecidos.
Os protetores solares, além de evitarem queimaduras solares, também ajudam na proteção contra o surgimento de manchas na pele; é importante que você saiba que o filtro solar protege contra o câncer com algumas ressalvas, para de fato funcionar de forma eficaz. Na live transmitida em nossa página do Facebook, no dia 08 de dezembro, a Dra. Fabiana Tomazi, médica do Ambulatório da Cabergs, falou sobre prevenção do câncer de pele na terceira idade e aproveitou para reforçar que é necessário aplicar corretamente o protetor, utilizar o fator correto para o seu tipo de pele e realizar as reaplicações sempre que entrar na água. "É importante lembrar a quantidade adequada com relação aos cosméticos encontrados no mercado, alguns já vem com FPS e contribuem para a proteção. Mas deve-se ficar atento, pois filtro solar e protetor solar são as nomenclaturas utilizadas para designar os fotoprotetores, logo os filtros solares são as matérias primas que promovem a proteção contra os raios UV de um protetor solar, sendo este uma associação e união de filtros. Então o melhor é optar por protetores. Para garantir uma melhor proteção, o ideal é aplicar o protetor solar antes da maquiagem, mesmo que ela tenha algum tipo de fator.

Da mesma forma, fique atento à sua máscara, pois há diferentes modelos e tipos de tecidos. Cada tipo de material, de tecido e cores absorvem de forma diferente os raios solares: quando um corpo é aquecido, ele absorve uma parte do calor e reflete a outra, logo, quando está mais frio, é recomendado usar roupas mais escuras, pois se absorve melhor o calor além de refleti-lo, e quando está mais quente, roupas e máscara claras, pois absorvem menos calor.

O álcool gel no sol precisa de atenção: ele protege sim, mas por ser um antisséptico, a proteção que ele oferece é contra o coronavírus e não contra o câncer de pele. Fique atento quanto à utilização do álcool gel durante a exposição solar, pois nos casos das peles mais sensíveis, ele pode inclusive causar queimaduras. Se possível, procure lavar as mãos com água e sabão, especialmente se você estiver na praia ou no clube com piscinas, assim você mantém sua proteção contra o vírus e evita irritação ou manchas na pele.

Estamos em um momento em que precisamos manter todas as medidas protetivas contra o coronavírus e o câncer de pele. Busque se proteger sempre e manter sua saúde em dia!

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário