Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Banho de piscina? Cuidados com o câncer de pele e o covid-19

Postado em 03 de dezembro de 2020


Chegou o mês do verão e do calor e, tradicionalmente, já é possível "pegar" uma praia ou piscina. Mas os cuidados com o câncer de pele, e neste ano também com o coronavírus, devem ser redobrados.

Segundo números do Inca, o câncer de pele no Brasil corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país; o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase. Então é importante ficar atento a estes números e cuidar-se: o uso do protetor solar é indispensável. É interessante buscar a orientação de um dermatologista para saber qual o fator ideal para cada tipo de pele, e com as facilidades da tecnologia, você também pode optar por um profissional que atenda pelo teleatendimento, assim você evita aglomerações e fica mais protegido do covid. Neste período também é importante utilizar acessórios como óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de aba larga, sombrinhas e guarda-sol.

E falando em proteção, antes de sair para curtir a piscina no clube ou tomar um chimarrão à beira mar, este ano é necessário conferir qual é a cor da bandeira do município onde você está, pois ela serve para indicar a propagação do contágio do coronavírus. Se o uso destes locais estiver liberado, você pode até dar um mergulho, pois estudos indicam que não existe contaminação do Covid pela água e o cloro utilizado nas piscinas matam os agentes bacterianos. Contudo, fique atento à aglomeração, pois este sim é um dos propagadores do vírus. Essas atitudes são efetivas e, além delas, as etiquetas respiratórias são sempre válidas, incluindo as estações quentes.

Mantenha em sua rotina medidas simples como:
- evite ambientes pouco ventilados e com muitas pessoas;
- não compartilhe itens de higiene, copos, talheres e toalhas;
- não dar abraços e aperto de mão;
- evite tocar olhos, nariz e boca.

Neste verão não esqueça: proteja-se do sol e do coronavírus.

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário