Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Tem dúvidas sobre o câncer de próstata?

Postado em 19 de novembro de 2020



O primeiro passo para tirar as dúvidas é vencer o preconceito e ir em busca de informações. É importante você saber que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto no início. A doença atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Neste mês de novembro, continuamos firmes na atenção à saúde masculina, então, selecionamos algumas dúvidas frequentes para te ajudar com elas. Mas é importante ressaltar que consultar o seu médico regularmente e manter o check-up em dia são fundamentais para identificar esta e outras doenças, além de alimentar-se bem e praticar atividades físicas. Viver mais e melhor também depende de você!

Câncer de próstata pode ser transmissível? Os cânceres se desenvolvem a partir da proliferação desordenada de nossas células, o que é causado por mutações no código genético, logo, não é transmitido de uma pessoa para outra, tampouco infeccioso ou contagioso.

Quais os sinais?
Dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, necessidade de urinar constantemente e sangue na urina são alguns sinais que devem servir de alerta. Ao notar qualquer um deles, deve-se procurar um médico imediatamente.

Posso ter incontinência urinária por causa do câncer? Existem sim algumas sequelas que podem ocorrer por causa do câncer de próstata, mas nem todos ficam com sequelas. Um em cada cinco homens tratados de câncer de próstata apresentam incontinência urinária como consequência do tratamento e, neste caso, medidas técnicas são utilizadas para minimizar as sequelas.

Quais são os tipos de exames feitos para detectar o câncer de próstata?
Existem dois tipos:
Dosagem de PSA - é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico.
Toque retal - é o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada.

Quais os fatores de risco?
Existem alguns fatores, um deles é o genético e outro fator relevante é a idade. A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Quais os sintomas?
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas sinais como a sensação de que a bexiga não esvaziou depois de fazer xixi, urinar em gotas, dor para ejacular, sangramento pela uretra e desconforto nos testículos podem ser sinais de alerta e, neste caso, é importante procurar o médico.

Quais os tratamentos disponíveis?
Posso ficar impotente?
O tratamento pode deixar algumas sequelas e em alguns casos danificar os nervos da ereção. Quando é realizada a cirurgia, em alguns casos é necessário esperar até um ano para avaliar o quadro.

Fritura faz mal?
Na verdade, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado, logo, manter uma alimentação equilibrada contribui para diminuir os riscos.

O exame retal dói?
O exame é rápido e indolor, contudo, alguns homens relatam um certo incômodo. A maior dificuldade deste exame é a resistência em realizá-lo.

Posso me curar?
Sim! A detecção precoce do câncer ou tumor em fase inicial é importantíssima para possibilitar uma melhor chance de cura e tratamento.

Como prevenir o câncer?
Manter hábitos saudáveis, fazer as consultas e exames de rotina são a melhor forma de evitar o câncer de próstata.

O que aumenta o risco do câncer de próstata? Meu pai teve câncer de próstata. Posso ter também?
A herieditariedade é um dos fatores de risco. Se algum familiar teve câncer de próstata antes dos 60 anos, isso pode refletir, mas os hábitos alimentares e estilo de vida também são alguns dos riscos.

Quer saber mais? Acesse o site https://vivamais.cabergs.org.br ou confira em nossas redes as lives exclusivas com os profissionais da nossa parceira Oncoclínica Porto Alegre, transmitidas no facebook da Cabergs https://www.facebook.com/cabergssaude.

  • Categoria: Saúde do homem
  • Tags:

Envie Seu Comentário