Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Seu cérebro durante o sono

Postado em 27 de novembro de 2014


Tão importante quanto a alimentação, o sono é uma atividade essencial para a nossa sobrevivência. Não é à toa que passamos um terço de nossas vidas dormindo. Porém, a importância do sono nunca ficou tão clara como nos dias de hoje. Sabemos que o sono nos proporciona a renovação de energia e o descanso físico, mas e o cérebro? O que acontece com ele durante o sono? Hoje, vamos ver como essa parte do nosso corpo reage e se beneficia no processo de descanso. 

Antes de tudo, é preciso saber que seu cérebro não fica desligado enquanto você dorme. Muito pelo contrário, envolve mecanismos fisiológicos e comportamentais, bem como regiões do sistema nervoso central. O sono é neurologicamente agitado e passa por estágios que se sucedem e se repetem ao longo da noite, cada um deles com uma propriedade que beneficia o sistema neurológico. A fase lenta é divida em três estágios (leve, médio e profundo); já na fase REM (sigla para "movimentos rápidos dos olhos", em inglês) acontecem atividades cerebrais mais rápidas, com movimentos oculares acelerados e relaxamento muscular máximo. A propósito, é na fase REM que sonhamos. 

A alternância entre as fases REM e não REM se dá em intervalos de 70 a 110 minutos, o que resulta em uma média de 4 a 6 ciclos por noite. O sono não REM ocorre normalmente no início do sono, enquanto a fase REM predomina na segunda etapa. Esse processo pode ser influenciado por uma série de fatores, tais como idade, temperatura ambiente e ingestão de drogas.

Confira abaixo algumas informações de pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro durante o sono:



Fontes: Instituto do Sono, Superinteressante e The Huffington Post

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: