Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Fique bem informado sobre o câncer de pele

Postado em 12 de dezembro de 2019



O câncer de pele é o tipo de tumor mais frequente no Brasil e no mundo. Ele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas: melanoma e não melanoma.

O câncer de pele melanoma tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele e pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil e o de menor mortalidade. Ele tem alta chance de cura, quando detectado e tratado precocemente, mas pode deixar mutilações bastante expressivas se não for tratado adequadamente.

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são:

¿ carcinoma basocelular: o mais comum e também o menos agressivo. Se caracteriza por uma lesão (ferida ou nódulo) e apresenta evolução lenta;

¿ carcinoma epidermoide: também surge por meio de uma ferida ou sobre uma cicatriz, principalmente aquelas decorrentes de queimadura. A maior gravidade do carcinoma epidermoide se deve à possibilidade de apresentar metástase (espalhar-se para outros órgãos).

Como prevenir o câncer de pele?

A principal atitude de prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos, entre 10h e 16h.

O uso do protetor solar é indispensável. É interessante buscar a orientação de um dermatologista para saber qual o fator ideal para cada tipo de pele.
Também é importante utilizar acessórios como óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.

  • Categoria: Sua pele
  • Tags:

Envie Seu Comentário