Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Esteja atento aos sinais

Postado em 12 de setembro de 2019


O suicídio pode afetar pessoas de todos os círculos sociais, idades e orientações sexuais. Saber reconhecer os sinais de alerta pode ser decisivo. Não há uma fórmula exata para identificar quando uma pessoa está passando por uma crise suicida. No entanto, alguns comportamentos devem ser observados.

  • Problemas de conduta
Problemas de conduta não são chantagens emocionais nem atitudes para chamar atenção. É importante estar alerta para um risco real.

Falta de esperança
As pessoas sob risco de suicídio costumam falar repetidamente sobre morte. Ficam desesperançosas, sentem culpa e têm uma visão negativa em relação ao futuro.

Isolamento
As pessoas com pensamentos suicidas tendem a se isolar, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

Frases de alarme
Frases como "não aguento mais", "eu queria sumir" e "eu quero morrer" devem acender o sinal de alerta.

Depressão e drogas
Pessoas que cometem suicídio normalmente enfrentam algum problema mental – a maioria, depressão. Quem está sofrendo depressão ou outro transtorno deve receber total atenção. Se além disso a pessoa consome álcool ou outras drogas, o cuidado deve ser redobrado.

O que fazer ao notar qualquer um desses sinais? O ideal é conversar com a pessoa e não deixá-la sozinha. Ao conversar, procure não falar muito e ouvir mais, já que muitas vezes a pessoa só precisa ser ouvida. Se disponibilize para acompanhá-la a um profissional de saúde e peça orientação.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: