Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Prevenção contra o Câncer de Pele

Postado em 10 de dezembro de 2012


O câncer de pele é o tipo mais comum da doença, mas é o mais fácil de evitar. Os dois mais frequentes - carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular - são ocasionados pelo excesso de sol. O primeiro aparece em uma pessoa, normalmente de pele mais clara, após os seus 40 anos. A diferença do segundo é que este pode se reproduzir, ou seja, desenvolver metástase e se espalhar para outras áreas do corpo. Existe outro tipo mais conhecido que é o melanona, caracterizado por pintas escuras na pele.

Todos eles podem ser evitados ou têm as chances reduzidas (o desenvolvimento de um câncer tem outras causas, como o histórico familiar, ou seja, genéticas) com cuidados diários contra o excesso de sol. O uso do protetor solar - no verão e para peles mais claras com fator de proteção superior a 30 é um deles, assim como a correta aplicação do filtro solar, que deve ser generosamente aplicado e reaplicado, idealmente, a cada duas horas, mesmo em dias nublados.

Outras recomendações que não devem ser esquecidas: a exposição ao sol deve ser evitada entre 10 e 16h (horário de verão) e a ingestão de líquidos deve ser de no mínimo dois litros/dia. É importante também ter em mente que não há como evitar câncer de pele deixando de seguir estas recomendações, especialmente para aqueles com propensão genética e pele mais clara.

Para auxiliar na prevenção, a Cabergs Saúde, em parceira com a rede de farmácias Panvel, disponibiliza, a partir deste mês de dezembro e até fevereiro, protetores e bloqueadores solares com descontos. A promoção vale em todos os estados da Região Sul. Além disso, durante o verão, a Cabergs, através da Gerência de Promoção e Prevenção à Saúde, vai organizar blitz de prevenção do câncer de pele em praias do litoral sul e norte do Rio Grande do Sul.

Dicas: Clínica Oncotrata.

  • Categoria: Sua pele, Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário