Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Fique por dentro do nosso calendário de prevenção

Postado em 01 de julho de 2022



Certamente você já deve ter visto alguma das nossas campanhas de prevenção, não é mesmo?
Algumas são mais conhecidas, como o setembro amarelo e o outubro rosa, mas todos os meses, aqui na Cabergs, trabalhamos preventivamente para que a sua saúde esteja sempre em dia. Cada mês do ano está associado a cores e temas específicos, que buscam chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos da saúde e priorizar a qualidade de vida.
Para muitos, cuidar de si ainda é um paradigma, por isso os movimentos em prol da conscientização e da preservação são indispensáveis. Quanto maior a quantidade de informações, mais engajamento às ações, e com isso levamos uma melhor qualidade de vida para todos. Este formato colorido de conscientização nasceu com o intuito de chamar a atenção, levar conhecimento, alertar a população e incentivar a prevenção. Quanto maior for a propagação, maior será a possibilidade de alcançar o objetivo. E você pode fazer parte, abraçar a causa e contribuir com a divulgação, compartilhando em suas redes os conteúdos que divulgamos. O resultado dessa mobilização conjunta é a disseminação de informação e conhecimento. Juntos estaremos estimulando a mudança de hábitos para que todas as pessoas cuidem da saúde de forma preventiva.
A partir de hoje, e durante todo o mês de julho, falaremos sobre doenças autoimunes. E você sabe o que são elas? Chamamos de doenças autoimunes aquelas provocadas pelo nosso próprio corpo. Por diversos motivos, nosso sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso organismo. A doença celíaca é um exemplo de doença autoimune. Ao ingerir alimentos que contêm glúten, o paciente sofre de uma resposta exagerada de seu sistema imunológico, que causa uma inflamação no sistema digestivo e outros sintomas, como a perda de peso, a osteoporose e a anemia. E, se você quer saber mais, fique ligado em nossos canais de divulgação ao longo deste mês.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

As 10 perguntas e respostas mais frequentes sobre doação de sangue

Postado em 23 de junho de 2022


Doar sangue é uma ação que salva muitas vidas. Há várias situações em que a transfusão de sangue se faz vital. No entanto, mesmo sendo tão importante, ela ainda não é um hábito, o que muitas vezes acontece por falta de informação. A realidade é que o volume coletado por pessoa é de aproximadamente 450 ml, o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto, e pode salvar até 4 vidas. O ato de doar não engorda e nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue e não há riscos de contaminação. E, com tantas incertezas, separamos 10 perguntas para trazer as respostas e ajudar a sanar suas dúvidas com relação a este assunto.

1 - Existe algum impedimento para realizar a doação de sangue?
Sim, existe, como por exemplo estar no período gestacional e ou no período pós-gravidez (o prazo é 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); estar amamentando (até 12 meses após o parto) também é um impedimento; outra restrição é a extração de algum dente, dois dias antes ou menos da doação; ter realizado transfusão de sangue no período de 1 ano; se resfriado e com febre, é necessário aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.

2 - O que é o Prosangue?
O Prosangue é um programa de doação de sangue que visa estimular as doações voluntárias através de campanhas educativas, bem como buscar novos doadores e selecioná-los, propiciando à população a que se destina o suprimento de sangue, quando necessário. Para fazer parte, basta ser beneficiário e entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br.

3 - Com qual idade pode doar?
Para realizar o ato é preciso ter entre 16 e 69 anos. Mas fique atento: a primeira doação deve ser feita até 60 anos, caso você esteja acima desta idade. Para os menores de 18 anos, será necessário a autorização dos responsáveis legais e apresentar a seguinte documentação: identidade do menor – oficial, original, com filiação, com foto recente que permita a identificação do candidato – junto com xerox simples do documento de identidade de um dos pais ou outro responsável legal perante a Justiça e um termo de autorização para doação assinado por esse mesmo pai ou responsável legal.

4 - Posso beber antes de doar sangue?
Vai depender da bebida! Você pode tomar líquidos sem problema algum, mas não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

5 - Tenho tatuagem, e agora?
Se a sua tatuagem for recente e tiver sido feita nos últimos 12 meses, você estará impedido de doar. O mesmo serve para os casos de quem usa piercing em cavidade oral ou região genital.

6 - Existe classificação de sangue?
Sim, existe! Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutinogênio (antígeno) presentes na superfície das hemácias, ou de aglutininas, também chamadas de anticorpos, e são classificados em 4 tipos, de acordo com o sistema ABO.

7 - O que é o fator Rh?
Você já deve ter escutado falar em algum tipo de sangue negativo e positivo. Este é o fator Rh, ele corresponde a um antígeno presente nas hemácias. Saiba que ele é levado em consideração no processo de transfusão pois, caso contrário, pode haver complicações na transfusão.

8 - Quem pode doar?
Podem fazê-lo todas as pessoas que têm entre 16 e 69 anos e estiverem pesando no mínimo 50kg. Pede-se ainda que a pessoa esteja descansada (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentada (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Com relação a documentos, é preciso apresentar um que permita a identificação do candidato emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

9 - Onde doar sangue?
Além dos hemocentros, se você for beneficiário Cabergs pode entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde da Cabergs pelo fone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br e verificar as opções para realizar a sua doação.

10 - Qual é a parceria entre Banco de Sangue Virtual e a Cabergs?
No dia 14 de junho, iniciou-se uma parceria entre Cabergs e o Banco de Sangue Virtual com o objetivo de salvar ainda mais vidas. As solicitações de doação de sangue chegam, a partir de agora, pelo Banco de Sangue Virtual e tem alcance em todo o Rio Grande do Sul, fazendo com que o processo de encontrar doadores se torne mais amplo, fácil e ágil.
O voluntário permanece realizando a sua inscrição através da Cabergs no Prosangue.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Nova parceria do Prosangue amplia rede de doações para todo o Rio Grande do Sul

Postado em 14 de junho de 2022


Se você é nosso beneficiário, com certeza já conhece o Programa de Doação de Sangue (Prosangue), criado para estimular doações voluntárias. A novidade é que agora somos parceiros do Banco de Sangue Virtual, iniciativa que surgiu para conectar instituições e doadores, ajudando pacientes e familiares que esperam por uma doação de sangue.

Como funciona essa parceria?

As solicitações de doação de sangue passarão a chegar através do Banco de Sangue Virtual. Com alcance em todo o Rio Grande do Sul, o processo para encontrar doadores se torna mais amplo, fácil e ágil.

Vale lembrar que o voluntário permanece se inscrevendo via Cabergs no Prosangue. Para isso, basta entrar em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br. Nosso objetivo é que essa nova parceria salve ainda mais vidas e espalhe esperança por todo território gaúcho.

E você, já é doador de sangue? As doações são destinadas a pacientes vítimas de acidentes de carro, queimaduras, pacientes anêmicos e com problemas de coagulação no sangue, por exemplo. Apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Os principais requisitos para ser um doador são:

- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Ter e apresentar documento oficial com foto;
- Estar em boas condições de saúde e bem alimentado antes da doação;
- Estar descansado e ter dormido, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas que antecederam a doação;
- Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;
- Pessoas entre 60 e 69 anos podem doar se já tiverem realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Faça parte dessa corrente do bem você também. Inscreva-se no Prosangue e seja um doador!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

A educação financeira começa na infância

Postado em 09 de junho de 2022


Você já deve ter percebido que o assunto do blog de hoje não é muito comum. A educação financeira não faz parte da cultura dos brasileiros e, apesar de não inserida no dia a dia, pode estabelecer as bases de uma equilibrada relação com as finanças na vida adulta. Mas como viver, consumir e poupar adequadamente? E tem mais, como educar jovens para não ter problemas com dívidas na fase adulta? Hoje vamos trazer ensinamentos que separamos para ajudar com este tema.

Saiba que a orientação financeira deve ser inserida desde cedo entre as crianças. Com algumas pequenas ações no cotidiano, sem que seja percebido pela garotada, elas aprenderão a planejar e a lidar com seus gastos, bem como buscar alternativas de como ganhar, investir e até mesmo gastar dinheiro de forma consciente.

Se a orientação for para crianças, você pode começar pelo clássico cofrinho: nele a criança poderá guardar dinheiro - e os mais pequenos adoram juntar moedas sem se dar conta do valor de cada uma - neste momento, aproveite para explicar porque é importante poupar dinheiro. Introduzir este tipo de assunto é essencial para que, aos poucos, a criança comece a entender o contexto geral para a educação financeira e facilitar a compreensão posteriormente.

A partir do momento que a criança já entende melhor o dinheiro, é possível criar a mesada ou semanada, para ela começar a entender melhor sobre gestão financeira; o próximo passo é a criação de metas, que podem ser de curto e médio prazo, quando a turminha vai começar a entender a necessidade de poupar uma quantia daquele valor que recebe na semana ou na mesada. O objeto da criança pode ser dos mais variados, como comprar algum brinquedo, livro, pelúcia e por aí vai: o importante é ela entender o que precisa fazer para atingir algum objetivo importante.

O responsável pela criança pode pagar por algumas tarefas. Isso mesmo! Crie lista de atividades em casa, como lavar a louça e tirar o lixo, por exemplo, assim você ensinará que trabalhar traz resultados. Por fim, para as crianças maiores e adolescentes, ofereça livros que sejam recomendados para a faixa etária.

Não esqueça: em todas as idades, explique a importância de saber gerir o próprio dinheiro e ensine através do seu exemplo!

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Doe Sangue. Doe Vida!

Postado em 03 de junho de 2022


Doar sangue é a certeza de ter o sentimento de dever cumprido e de saber que ajudou o próximo. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, os movimentos de campanha para coleta de reposição dos estoques não seriam necessários.

Junho é o mês que, aqui na Cabergs, abordamos em nossos canais de comunicação o tema "doação de sangue". Simples, segura, prática e fundamental, além de essencial para os pacientes que precisam de sangue, nas mais diversas situações como transfusões, no tratamento da anemia ou em situações clínicas, por exemplo, a doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Esta ação promove uma série de benefícios à saúde do doador, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas, em homens ajuda a reduzir o excesso de ferro no corpo, e auxilia até mesmo na renovação das células velhas. Durante o procedimento, são coletados 450 ml de sangue, quantidade esta que o próprio corpo recompõe em até 72 horas. Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil são coletados cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue.

Para realizar o procedimento é preciso estar em boas condições de saúde, e para que isso ocorra é importante que você esteja atento à sua qualidade de vida, à alimentação e, se possível, realizando uma prática contínua de exercícios, além de itens que constam como pré-requisito como: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação. Quando for realizar a ação, lembre de levar consigo um documento oficial de identidade com foto. Doar sangue é um gesto fundamental de solidariedade que ajuda a garantir a continuidade da vida de muitos pacientes.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Escolha ser saudável

Postado em 26 de maio de 2022


Escolher ser saudável requer atitude e disciplina, pois você precisa manter um estilo de vida que te leve a esta decisão e, a partir dela, os medicamentos que você utiliza certamente diminuirão na assistência da sua saúde.

A vida é feita de opções e você pode optar por seguir os primeiros passos para criar uma rotina mais leve que reflita no relacionamento com o seu corpo, com os medicamentos e com os alimentos consumidos. Algumas dicas podem te ajudar como, por exemplo, aumentar o consumo de líquidos ao longo do dia, praticar atividades físicas - especialmente para quem tem mais de 35 anos, já que os exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular - e ter um sono tranquilo. E para dormir bem, evite fazer refeições pesadas à noite, bem como ingerir líquidos que contenham cafeína depois das 17 horas. Sair da rotina e buscar atividades que te tragam motivação também faz parte da escolha pela vida saudável, assim como o consumo de medicamentos sob orientação médica. Muitas vezes a falta de conhecimento ou informação faz com que acabamos por consumir medicações em demasia ou que ocorra a automedicação.

Encontre o equilíbrio rumo a uma vida mais saudável, vá aos poucos modificando a sua rotina e transformando tudo aquilo que pretende melhorar. O importante é que você procure ter atitudes que estimulem e te conduzam à felicidade. Saiba que os maus hábitos são aqueles que, no meio da rotina, passam despercebidos por você. Até mesmo aquele remédio de bolso para uma "simples dor de cabeça", está nesta lista. Este estilo de vida são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e uma vida sem qualidade.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Dia Mundial de Combate à Hepatite

Postado em 19 de maio de 2022