Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Previna o colesterol

Postado em 11 de agosto de 2022


Para garantir uma rotina equilibrada, é preciso mais do que pensar isoladamente na alimentação ou exercícios. É preciso buscar também o controle do colesterol para prevenção das doenças cardiovasculares. No último dia 08 de agosto foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol. Para evitar riscos à saúde relacionados a esta enfermidade, a melhor forma é através do controle das taxas de gordura no sangue.

Na prevenção, estar de olho nos níveis de colesterol é fundamental. Eles podem ser controlados com alimentação saudável e atividades físicas, mas claro que a hereditariedade também pode ser fator determinante. Portanto, mesmo mantendo hábitos saudáveis, a rotina de visitar o médico e realizar exames é muito importante. Consumir alimentos naturais ricos em ômega 3 e 5, aveia, fibras, ingerir bastante frutas e vegetais, evitar processados, bebidas alcoólicas, embutidos e industrializados é o início para o controle do colesterol, além das atividades físicas regulares, que são anti-inflamatórias e contribuem impedindo a oxidação das moléculas. Procure um esporte que você goste e que te deixe feliz, desta forma fica mais fácil realizá-lo de 2 a 3 vezes por semana.

Apesar do colesterol ser um conjunto de gorduras que são necessárias para o funcionamento do nosso corpo, quando em níveis elevados, ele pode ser uma das principais causas de doenças cardiovasculares (DCVs). Saiba que existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado "colesterol bom" e o LDL, denominado "colesterol ruim". A partir do momento que eles entram em desequilíbrio é quando a saúde entra em risco. Uma boa dica é procurar consumir menos as gorduras saturadas que são aquelas que estão presentes em frituras, carnes vermelhas e nos embutidos que já mencionamos anteriormente.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Beneficiário! Saiba como o POG pode ajudar na amamentação

Postado em 05 de agosto de 2022


Nesta semana, entre 1º e 07 de agosto, comemoramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), coordenada pelo Ministério da Saúde. Amamentar fornece todos os nutrientes que o bebê precisa para ter uma vida saudável e é no Programa de Orientação à Gestação - POG da Cabergs, que os beneficiários recebem informações e orientações sobre a amamentação.

Um dos objetivos do programa é incentivar o aleitamento materno; é por meio de aulas online ministradas por diversos profissionais, dentre os quais a coordenadora da Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde (GPP) Ana Michelle Torres, também enfermeira e consultora em amamentação, orientam sobre o desenvolvimento da gestação, parto e cuidados com o recém-nascido.

Em conversa com Ana Michelle, ela nos explana que querer amamentar é o primeiro passo para o sucesso do aleitamento, pois amamentar não é automático e vai além do instinto, é um processo que precisa ser aprendido. Ela também comenta que a rede de apoio é de extrema importância para o sucesso da amamentação, pois proporciona um ambiente favorável para que a mãe consiga se dedicar à amamentação. Ana menciona que existem algumas posições para amamentar, onde a mais comum é a tradicional -- a mãe fica sentada, posiciona o bebê no colo, o famoso "barriga com barriga". A posição cavaleiro -- quando o bebê fica sentado em uma das pernas da mãe, com a cabeça de frente para a mama, e tem a posição invertida, conhecida também como bola de futebol americano -- onde o bebê fica posicionado ao lado do corpo da mãe, passando por baixo do braço, com a barriga apoiada nas costelas. É importante mencionar que a mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição costuma ser excelente para amamentar gemelares. O programa busca esclarecer as dúvidas dos participantes e ensinar diferentes técnicas para cuidar dos pequenos, finaliza.

Conheça os tipos de aleitamento materno:
Aleitamento materno exclusivo - é quando é ofertado somente leite materno, direto da mama ou ordenhado e sem qualquer outro tipo de líquido ou alimento. Indicado pelo Ministério da Saúde até o 6º mês de vida do bebê.
Aleitamento materno predominante - acontece quando o leite materno é a principal fonte para a criança, mesmo se ela estiver ingerindo água ou sucos de frutas.
Aleitamento materno complementado - é quando além do leite materno a criança ingere outros tipos de alimentos como sólidos, semissólidos e até outro tipo de leite, com o objetivo de complementá-lo, e não de substituí-lo.

Para este ano estão previstas mais três turmas do POG, uma delas iniciando ainda neste mês. Os beneficiários da Cabergs podem realizar as inscrições até o próximo dia 12 de agosto pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Quem pode utilizar a Cabergs?

Postado em 03 de agosto de 2022



Se você ainda tem dúvidas de quem pode utilizar a Cabergs, hoje vamos esclarecer para você.

Os funcionários ativos, aposentados e pensionistas do Banrisul, Banrisul Cartões, Bagergs, Badesul, Cabergs e Fundação Banrisul podem ter acesso à Cabergs usufruindo dos planos médico-hospitalares e odontológicos.

O beneficiário titular ainda pode incluir seus familiares como dependentes para que também possam fazer parte dos planos de saúde Cabergs.

Entenda quem pode ser inscrito como seu dependente:
Dependentes diretos: filhos até 24 anos e cônjuge/companheiro.
Dependentes indiretos: familiares até terceiro grau de parentesco consanguíneo ou por afinidade.

Para efetivar a inscrição de seus dependentes no plano de saúde é muito simples, temos disponível no site da Cabergs, na área de acesso restrito ao beneficiário, no menu "Adesão Cabergs", o formulário para preenchimento, relação de documentos e orientações para envio.

Quem utiliza a Cabergs pode usufruir de uma vasta rede credenciada, formada por médicos, dentistas, laboratórios, clínicas e hospitais que prestam atendimento diferenciado, humanizado e de qualidade. Através do site ou app os beneficiários dispõem de diversas funcionalidades que facilitam o acesso à Cabergs, tais como: busca pela rede credenciada, extratos de despesas, carteira virtual, dicas de saúde e notícias.

Em caso de dúvidas quanto a qual especialidade médica mais indicada para o seu caso, dificuldade de acesso à rede credenciada ou outras dúvidas, ligue para 0800 051 2142 ou pelo "fale conosco", na área de contato no site da Cabergs.

Oferecemos um espaço de escuta, apoio e suporte aos beneficiários, onde possam sentir-se acolhidos em suas necessidades e suas demandas, tanto para uso de nossa rede credenciada, quanto aos demais serviços em saúde.

A Cabergs está disponível sempre que você precisar.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: