1. Página Inicial

Notícias

Insuficiência renal e doação de órgãos

17-03-2021

Em março, o tema da campanha de prevenção na Cabergs é "Atenção aos rins". Visitar regularmente o médico é importante para identificar possíveis doenças renais, como por exemplo, as famosas "pedras nos rins", chamado de cálculo renal, a infecção urinária ou os tumores renais. No caso da insuficiência renal, que é quando o rim perde a capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue, algumas vezes a opção de tratamento para os pacientes que sofrem da doença renal crônica e avançada é o transplante.

Para ser doador de órgãos é preciso ter mais de 18 anos, estar saudável e ser avaliado por um médico para realização de exames e, no caso dos rins, a doação pode ser realizada em vida por serem dois órgãos em cada pessoa. A indicação do transplante de rim é feita após o médico nefrologista avaliar o paciente e considerar exames de sangue, de urina e de imagem. Este é o caso da aposentada Rosane Koren, que está na fila do transplante de rim em razão de uma doença rara: a Síndrome de Wegener, que atinge diversas funções do corpo, entre elas as renais, o que faz com que atualmente Rosane necessite realizar três hemodiálises semanais (saiba mais em https://www.banricoop.coop.br/rosane-koren-uma-espera-pela-doacao-de-um-rim/). No caso do transplante de rins existem dois tipos de doadores: os doadores vivos e os doadores falecidos. Os critérios de seleção do receptor são a compatibilidade com o doador e tempo de espera em lista.

É importante ressaltar que um único doador pode salvar a vida de cerca de 10 pessoas e o registro desta vontade de doação pode ser realizado ainda em vida através do site da Adote - Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (https://www.adote.org.br). Além desse cadastro, é importante também o doador comunicar a sua família para que, em caso de morte, os familiares possam autorizar por escrito a doação dos órgãos.

comuniCABERGS

Tudo que acontece na CABERGS passa antes por aqui

Guia prático

O seu guia para as dúvidas mais comuns sobre consultas e exames

Painel do Credenciado

Painel de Acesso ao credenciado