Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Movimentar o corpo faz bem para mente

Postado em 17 de setembro de 2020



Você sabia que exercitar-se regularmente é um dos principais segredos para manter corpo e mente saudáveis? Estudos mostram que a atividade física pode tratar depressão leve a moderada tão efetivamente quanto a medicação antidepressiva, mas sem os efeitos colaterais, é claro. Ela alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina.

Mas porque é tão importante falar disso nesse momento?

Em 2018, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estimou que em 2020 a depressão seria considerada a doença mais incapacitante do mundo. Apesar desse dado ainda não ter se confirmado, os números são igualmente alarmantes. O Brasil é o oitavo país no ranking da OMS no número absoluto de suicídios por ano. O problema está diretamente ligado a outras questões sérias de saúde mental.

Nosso país, por exemplo, tem a maior taxa de população diagnosticada com depressão na América Latina e quase 10 em cada 100 pessoas no Brasil têm algum transtorno de ansiedade. Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social só agravou esse quadro.

Saúde mental e atividade física

Durante o mês de prevenção ao suicídio, o assunto vira pauta de destaque em diversas plataformas. Além das inúmeras práticas já conhecidas e do papel indispensável dos profissionais da psicologia e psiquiatria, não podemos deixar de falar de outra arma importante nesta luta: a atividade física.

O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor. E o mais importante, você não precisa ser um fanático por esportes para colher os benefícios. Pesquisas indicam que quantidades modestas de exercícios podem fazer a diferença.

Para falar um pouco mais essa relação, conversamos com a educadora física Lorena Perufo, de 52 anos. Além de instrutora do programa De Bem Com a Vida da Cabergs, ela atua nas áreas de Shiatsu, Acupuntura e Jin Shin Jyutsu, técnicas orientais que trabalham o corpo e a mente.

Lorena explica que a atividade física alinha corpo, mente e espírito e, por isso, precisamos enxergar o ser humano como um todo. Além disso, a sensação de bem-estar proporcionada após se praticar algum esporte também está totalmente ligada a questões orgânicas. Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar que reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram a cognição e a memória e ajudam a manter o cérebro jovem.

Mas porque é tão difícil implementar esse hábito na nossa rotina?

Muitas pessoas já tentaram inúmeras vezes iniciar atividades físicas, mas não conseguem levar adiante justamente por conta do desânimo, falta de motivação e outros sintomas de uma saúde mental comprometida. A educadora física explica que é necessário mudar a motivação e entender que movimentar o corpo é fundamental. "Precisamos acabar com essa ideia de que a atividade física é apenas uma forma de emagrecer ou ficar sarado. O corpo foi feito para o movimento e necessita disso".

Ela ressalta ainda que, muitas vezes, é preciso buscar também o auxílio de uma psicóloga ou psiquiatra, pois, de fato, nem todo mundo consegue motivar-se sozinho. Muitos fatores psicológicos influenciam nessa tomada de decisão.

Também é importante que o indivíduo se conheça e busque algo que realmente gosta. Existem diversas opções de atividades físicas que fazem muito bem para o corpo. É preciso que cada um se encontre em algo que lhe proporcione prazer.

No entanto, Lorena dá duas dicas simples, porém preciosas: "A caminhada e a dança são movimentos orgânicos do corpo e que fazem muito bem à saúde, por isso são excelentes alternativas para quem ainda não se encontrou".

No entanto, ela também faz um alerta! O acompanhamento de um profissional é fundamental para garantir a integridade física do indivíduo e a eficácia das atividades. Se você não tem condições de frequentar uma academia ou contratar um bom personal trainer, uma boa opção é buscar na internet por vídeos de atividades simples, instruídos por bons profissionais.
Para encerrar o bate-papo, Lorena deixa uma mensagem: "Energia é massa em movimento. Quanto mais você se movimenta, mais energia você tem".

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags:

Envie Seu Comentário