Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Tudo que você precisa saber sobre o Coronavírus

Postado em 18 de março de 2020



Há alguns meses o mundo inteiro está em alerta devido ao Covid-19, uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias graves. E nos últimos dias, ele chegou ao Brasil trazendo medo e inúmeras dúvidas sobre o assunto. Por isso, hoje vamos conversar sobre isso. E a primeira coisa que eu quero te falar é: prevenção e informação! Essa dupla pode salvar você.

O Ministério da Saúde tem anunciado recomendações a serem adotadas para a prevenção da população. E como nós, da Cabergs, prezamos pelo seu bem-estar, eu quero dividi-las com você:

* lave as mãos regularmente com água e sabão e higienize-as com álcool gel 70%;

* mantenha pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;

* evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

* use lenços descartáveis ao tossir ou espirrar;

* mantenha os ambientes arejados;

* não compartilhe objetos pessoais;

* alimente-se bem e tenha boas noites de sono.

Os sinais da doença se assemelham aos de uma gripe. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar. Também é possível notar cansaço, dores no corpo, mal-estar, congestão nasal, dor de garganta ou dor no peito.

Além disso, algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Por isso, siga as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Saia de casa apenas quando necessário e evite o contato físico, principalmente com o grupo de risco, que são os idosos e as pessoas com problemas crônicos de saúde.

Só é possível diferenciar o coronavírus de uma gripe comum através de testes específicos e de um exame para o Sars-Cov-2, disponível nas redes pública e privada. Ele detecta o agente infeccioso pela sua carga genética, a partir de amostras das vias aéreas ou de catarro.

Mas atenção, só deve ir ao hospital quem estiver se sentindo muito mal ou apresentar sintomas como febre alta e dificuldade para respirar. Se for só um resfriado ou gripe leve, a recomendação é ficar em casa. Ir ao hospital sem necessidade pode tanto sobrecarregar o sistema quanto colocar a pessoa em maior risco de contrair uma infecção. Os casos suspeitos receberão a indicação para diagnóstico por infecção pelo coronavírus.

E deixa eu te lembrar de algo muito importante: para ter direito à cobertura do exame, o beneficiário precisa ter a requisição médica com a indicação de suspeita da doença; após receber a requisição, você deve ligar para um dos locais abaixo para ser orientado sobre como e onde a coleta será feita. Não se direcione sem antes fazer um contato prévio por telefone.

Porto Alegre:
Hospital São Lucas da PUCRS
Santa Casa de Misericórdia
Hospital Mãe de Deus
Hospital Moinhos de Vento.

Interior:
Secretaria de Saúde da sua cidade.

Se não houver nenhum prestador na sua localidade, é indispensável procurar a Cabergs, para receber orientação. Em caso de dúvidas, ligue 0800 051 2142.

Informamos ainda que, a fim de evitarmos a proliferação do vírus Covid-19,  o Ambulatório Médico da Cabergs está atendo exclusivamente via contato telefônico, através do número 0800 051 2142. Os atendimentos presenciais estão suspensos por tempo indeterminado.

Lembre-se sempre: Fake news sobre o novo coronavírus estão circulando com força total, se você tem alguma dúvida deve consultar a Cabergs ou fontes oficiais do Ministério e Secretarias da Saúde.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags:

Envie Seu Comentário