1. Página Inicial

Notícias

Cabergs participa do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

08-10-2018

Na última quinta-feira (04), a Cabergs participou do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), que teve início dia 1º de outubro, em Fortaleza no Ceará, e reuniu especialistas nacionais e internacionais do segmento de saúde, os principais fornecedores de soluções e prestadores de serviços. O Diretor Financeiro Administrativo, Roberto Noal, representou a entidade e falou sobre o Projeto Portal Saúde, o qual tem por finalidade ser um sistema regulador, autorizador e faturador, que reduz a assimetria de informações entre a operadora e seus prestadores, proporciona o aperfeiçoamento nos processos de gestão, mitiga desperdício, retrabalho e as fraudes, aprimora a regulação dos atendimentos, com foco na redução dos custos assistenciais e administrativos. Como resultados do projeto, salientou a redução em 48,9% a quantidade de guias em papel (19.837/mês), e 29,8% o volume de digitação. Alavancou iniciativas de sustentabilidade ambiental na OPS, eliminou processos redundantes de auditorias e diminuiu as despesas com medicamentos oncológicos e OPME's.

Como a palavra chave do evento era inovação, o Diretor Noal apresentou o case sobre o projeto de implantação do Portal de Serviços e também aproveitou para compartilhar a experiência de implantação do Mapa Epidemiológico, da gestão do cuidado e do gerenciamento de processos. Essas iniciativas têm transformado a gestão da Cabergs, que está cada vez mais moderna e qualificada para atender ao beneficiário.

Essa foi a primeira vez que a Cabergs apresentou um caso de sucesso em um Congresso Nacional tão relevante como o CBIS. Para Noal, esse é um momento especial para todos que têm participado dessa história. "Recentemente promovemos o Fórum de Inteligência em Gestão de Saúde, que é um exemplo de como temos buscado melhorar a gestão dos processos de negócio da Entidade e proporcionar qualidade de atendimento aos colaboradores e beneficiários. Ter a oportunidade de estar em um evento como o CBIS nos mostra que estamos no caminho certo", afirmou.

O CBIS é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), com o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor), e que visa debater o potencial transformador da Informática em Saúde para profissionais, provedores, fontes pagadoras e, sobretudo, pacientes. Foram abordados temas em diversos segmentos da área como: prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis. As apresentações de todos os participantes foram avaliadas por uma banca de especialistas em tecnologia e saúde com o resultado previsto para os próximos dias.

comuniCABERGS

Tudo que acontece na CABERGS passa antes por aqui

Guia prático

O seu guia para as dúvidas mais comuns sobre consultas e exames