A Cabergs

Apresentação

A Cabergs - Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - é uma operadora de planos de saúde, na modalidade de autogestão, que possui atualmente 41,2 mil beneficiários e uma rede credenciada formada por cerca de 8 mil pontos de atendimento entre médicos, dentistas, laboratórios, clínicas e hospitais de pronto atendimento, a maioria em território gaúcho.

Nossa missão é proporcionar assistência qualificada integral à saúde, apoiada em princípios técnicos, éticos e humanos.

Criada em 1998, a Cabergs é uma associação de direito privado, de fins assistenciais, sem finalidade lucrativa e está registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS sob o nº 30.731- 9.

Diretoria

A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela administração da Cabergs. Conforme previsto em Estatuto, seus diretores são responsáveis pela representação e prática dos atos necessários ao funcionamento da instituição, seguindo as diretrizes fundamentais e os objetivos estabelecidos na sua fundação.

Abaixo, está a atual formação da diretoria:

Fernando Zingano
Diretor - Presidente

Roberto Noal Monteiro
Diretor Financeiro e Administrativo

Saulo C. dos Santos Junior
Diretor de Operações

Conselhos

O Conselho de Administração é o órgão responsável pela definição geral das diretrizes de administração da entidade, por meio de 6 (seis) integrantes efetivos e igual número de suplentes, os quais são eleitos pelos Associados e Associadas Patrocinadoras em Assembleia Geral. O Presidente do Conselho de Administração e o seu respectivo substituto são eleitos pelas Associadas Patrocinadoras.

A seguir, a atual composição do Conselho de Administração:

Membros Efetivos:

Agomar Aliatti - Presidente
Gaspar Saikoski
Rossana Friderichs Luzzi
Sergei Julio dos Santos
Luciano Fetzner Barcellos
Diógenes Bonfanti dos Santos

Membros Suplentes:

Gilberto Brito Travi - Substituto do Presidente
Fernando Faria Vieira
Luciana Petry
Mauro Silveira Rodrigues
Margarete Zamberlan Thomasi
Daniele Maria Fossatti

O Conselho Fiscal é o órgão responsável pela fiscalização da Instituição, composto por 3 (três) integrantes efetivos e igual número de suplentes. Os integrantes deste Conselho têm mandato de 2 (dois) anos e são escolhidos dentre os Associados portadores de diploma de curso superior em uma das seguintes áreas: Administração, Ciências Atuariais, Contabilidade, Direito e Economia.

Em Assembleia Geral, as Associadas Patrocinadoras elegerão um integrante efetivo e respectivo suplente do Conselho Fiscal, assim como seu Presidente e seu suplente, sendo os demais eleitos pelos Associados.

Membros Efetivos:

Maurício Michels Vidarte - Presidente
Márcia Beatriz Guerra Dalmás
José Luiz Reghelin

Membros Suplentes:

André Josafá da Silva Silveira - Substituto do Presidente
Angela Maria Schneider
Daniela Amoretti Finkler

Estatuto Social

O Estatuto Social representa o ato constitutivo da entidade. É nele que estão disciplinados, genericamente, os direitos e as obrigações que a Cabergs, os Associados e respectivos dependentes possuem em relação à própria Instituição e à execução de suas finalidades sociais.

Clique aqui para ver o Estatuto Social

Regulamento Geral

Este é um instrumento que tem por objetivo normatizar, suplementar e disciplinar as disposições do Estatuto Social, sendo parte integrante e complementar desse documento.

Clique aqui para ver o Regulamento Geral

Política de Governança Corporativa

O Manual de Política de Governança Corporativa tem como objetivo orientar as ações da Entidade para a transparência da gestão, a eficiência econômica e contribuir para a sua perenidade e perpetuação. Os tópicos dizem respeito tanto em nível de conselhos de Administração e Fiscal, quanto em nível de comissões, assembleias, gerentes e Diretoria da Instituição.

Clique aqui e conheça nosso Manual de Política de Governança Corporativa

Código de Ética

O Código de Ética tem por objetivo estabelecer um conjunto de princípios, diretrizes e deveres a serem observados na atuação de cada profissional, visando a garantir um comportamento ético de todas as pessoas abrangidas por este Código, promover o aprimoramento das relações funcionais e interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento da CABERGS, estabelecer regras básicas sobre conflitos de interesse, melhorar a qualidade do serviço prestado aos beneficiários, como consequência das práticas neste código previstas.

Clique aqui para ver o Código de Ética

Associadas patrocinadoras





Instituidora

Fundadoras

Patrocinadoras por Convênio de Adesão

IDSS


O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Pontuação IDSS Cabergs Saúde

Download do PDF com as Notas do IDSS 2019.

Download do PDF com as Notas do IDSS 2018.

Para consultar o IDSS da Cabergs, clique no link abaixo informando no campo “Registro ANS” o número 307319.

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

Vídeo Institucional